Fevereiro Laranja e Roxo CHAA - Para conscientizar sobre doenças crônicas

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Fevereiro Laranja e Roxo CHAA - Para conscientizar sobre doenças crônicas

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

19 fevereiro 2026

OPERAÇÃO | Câmara se manifesta sobre afastamento de vereadores e servidores na “Vantagem Indevida”

Presidente do Poder Legislativo, Moisés Marques, emitiu nota sobre operação policial que atingiu a Câmara na manhã desta quinta (fotos Marcelo Ribeiro/arquivo C7)

A Presidência da Câmara Municipal de São Gabriel divulgou nota oficial na tarde desta quinta-feira (19) sobre a operação “Vantagem Indevida”, deflagrada pela Polícia Civil com apoio da Brigada Militar, que resultou no afastamento cautelar de quatro pessoas, entre elas os vereadores Elson Teixeira e Rodrigo Machado, ambos do PDT, além de dois servidores do Legislativo.

No comunicado, a Presidência informa que a Casa foi surpreendida pelo cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão em gabinetes parlamentares, bem como por decisões de afastamento cautelar determinadas pelo Poder Judiciário e executadas pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Segundo a nota, a instituição não foi previamente comunicada sobre a operação e tomou conhecimento dos fatos no momento da execução das medidas.

Vereadores Elson e Rodrigo foram afastados dos cargos pela investigação

A Câmara afirma que, desde então, passou a colaborar com as autoridades responsáveis pela investigação. O Legislativo também declarou estar à disposição do Ministério Público do Rio Grande do Sul e do Poder Judiciário do Estado para o fornecimento de informações e documentos que venham a ser requisitados.

A nota ressalta que as medidas possuem caráter cautelar e individual, não representando juízo definitivo de culpa. O texto destaca a necessidade de respeito ao devido processo legal, à ampla defesa e à presunção de inocência dos envolvidos.

Por fim, a Presidência informa que serão adotadas as providências administrativas e regimentais necessárias para assegurar a continuidade dos trabalhos legislativos e a normalidade institucional da Câmara Municipal de São Gabriel.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 19/02/2026 15h11 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.