![]() |
Cardeal norte-americano Robert Prevost, 69 anos, foi o escolhido na quarta rodada de votações para ser o novo Papa; ele agora se chama Leão XIV (foto Mídia do Vaticano/reprodução) |
A Igreja Católica conheceu seu novo líder às 13h07 desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, quando a fumaça branca foi emitida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. Mais de 40 minutos depois, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi apresentado como o eleito, adotando o nome de Leão XIV.
Natural de Chicago e com cidadania peruana, Prevost serviu por duas décadas no Peru e mantinha estreita relação com o Papa Francisco. É identificado com as linhas agostiniana e progressista da Igreja, defensor dos mais pobres e marginalizados. Sua aparição foi saudada pelo público reunido na Praça São Pedro, no Vaticano.
Leão XIV torna-se o primeiro papa norte-americano da história. Em seu discurso inaugural, bastante emocionado, fez um apelo à união: “Que a paz esteja com todos vocês. Ajudem-nos a construir pontes, com diálogo, com encontros, todos juntos, como um só povo. Obrigado, Papa Francisco!”, declarou.
Em São Gabriel, mesmo sob forte chuva, a escolha foi celebrada com entusiasmo pela Paróquia do Arcanjo Gabriel, que, no momento da fumaça branca no Vaticano, tocou intensamente os sinos da igreja por alguns instantes.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 08/05/2025 15h47
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com