Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

17 abril 2025

REGIÃO | Santa Margarida do Sul celebra 29 anos de emancipação com programação festiva no feriadão

Santa Margarida do Sul completou 29 anos de emancipação nesta quinta, mas fará programação neste final de semana de feriado (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Nesta quinta-feira, 17 de abril, Santa Margarida do Sul completa 29 anos de emancipação político-administrativa. As comemorações, no entanto, estarão concentradas no final de semana, com diversos eventos festivos. Ainda assim, nesta quinta já foi realizado o Torneio de Futsal Integração, no Ginásio Municipal.

A programação, que ocorre durante o feriadão, inicia no sábado, 19 de abril, com a escolha das soberanas da 26ª Expofeira Agropecuária de Santa Margarida do Sul, seguida de show-baile com a Super Banda Santa Cruz, no Centro de Eventos do Parque Olympio Bicca Estrázulas. A escolha está sendo antecipada, pois as candidatas representarão o evento ao longo do ano. A entrada é gratuita.

No domingo, 20 de abril, a cidade recebe provas esportivas, missa, almoço com carreteiro, bolo de 29 metros e show com Kirino Silveira. O encerramento da programação será no domingo seguinte, 27 de abril, com um torneio de Futebol 11 no campo do Grêmio Esportivo Margaridense.

Programação
Sábado – 19 de abril
21h: Escolha das Soberanas
Show-baile com a Super Banda Santa Cruz – Centro de Eventos
Entrada gratuita

Domingo – 20 de abril
9h: Desafio MTB de Ciclismo – Largada em frente à Prefeitura
9h30: Missa – Centro de Eventos
9h30: Rústica – Largada no Centro de Eventos
12h: Almoço – Tradicional carreteiro com feijão
Bolo comemorativo de 29 metros
Brinquedos para as crianças
15h30: Show-baile com Kirino Silveira
Entrada gratuita

Domingo – 27 de abril
9h30: Torneio de Futebol 11 – Campo do Grêmio Esportivo Margaridense, sede Ruben Prates Goulart

Breve histórico
O município de Santa Margarida do Sul foi desmembrado de São Gabriel em 1996, pela Lei nº 10.751/96, após a mobilização de um grupo de margaridenses que lutava pela emancipação. A Comissão Emancipatória foi criada em 24 de junho de 1994 e composta por:
Presidente: Orestes da Silva Goulart;
Vice-presidente: Círio Pedrotti;
1º secretário: Darcy Froehlich;
2º secretário: Paulo César Saldanha Goulart;
1º tesoureiro: Italmar Maldonado Chaves;
2º tesoureiro: Círio Lauxen;
Conselho Fiscal: Delir dos Santos Rocha, Jaci Martins Silveira e José Italazairu Brum;
Suplentes: Elton Leão Faria, Marcelo Rodrigues Muller e Aristides Jovenal Jardim.

O credenciamento oficial da Comissão foi expedido em 26 de janeiro de 1995 pela Assembleia Legislativa do Estado. A partir de então, uma série de providências foi tomada para efetivar a transferência legal de títulos de eleitores residentes na área emancipanda. O primeiro plebiscito, que definiria o futuro do município, foi adiado em razão da mobilização dos contrários à emancipação. Após recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o plebiscito foi realizado em 24 de março de 1996, com o seguinte resultado: 1.056 votos favoráveis ("sim") e 243 contrários ("não").

Apesar da emancipação ter ocorrido em 1996, as primeiras eleições municipais só foram realizadas em 2000. O primeiro prefeito eleito foi o presidente da Comissão Emancipatória, Orestes da Silva Goulart, falecido em 2004.

O município manteve o nome do antigo distrito, acrescido de "do Sul". Segundo relatos da história oral, o nome Santa Margarida seria uma homenagem a uma antiga proprietária de uma fazenda de gado que abrangia grande parte da região. Com o tempo, essas terras foram sendo fracionadas e distribuídas entre vários proprietários.

Santa Margarida do Sul é composta por cinco distritos: Bolso, Santa Margarida (sede), Canas, Serrinha e Cambaizinho. O patrono do município é Plácido de Castro e a padroeira, Santa Margarida Maria Alacoque. Por muitos anos, a localidade também foi carinhosamente conhecida como Vila Rufino.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 17/04/2025 22h05
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.