![]() |
Santa Margarida do Sul completou 29 anos de emancipação nesta quinta, mas fará programação neste final de semana de feriado (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
Nesta quinta-feira, 17 de abril, Santa Margarida do Sul completa 29 anos de emancipação político-administrativa. As comemorações, no entanto, estarão concentradas no final de semana, com diversos eventos festivos. Ainda assim, nesta quinta já foi realizado o Torneio de Futsal Integração, no Ginásio Municipal.
A programação, que ocorre durante o feriadão, inicia no sábado, 19 de abril, com a escolha das soberanas da 26ª Expofeira Agropecuária de Santa Margarida do Sul, seguida de show-baile com a Super Banda Santa Cruz, no Centro de Eventos do Parque Olympio Bicca Estrázulas. A escolha está sendo antecipada, pois as candidatas representarão o evento ao longo do ano. A entrada é gratuita.
No domingo, 20 de abril, a cidade recebe provas esportivas, missa, almoço com carreteiro, bolo de 29 metros e show com Kirino Silveira. O encerramento da programação será no domingo seguinte, 27 de abril, com um torneio de Futebol 11 no campo do Grêmio Esportivo Margaridense.
Programação
Sábado – 19 de abril
21h: Escolha das Soberanas
Show-baile com a Super Banda Santa Cruz – Centro de Eventos
Entrada gratuita
Domingo – 20 de abril
9h: Desafio MTB de Ciclismo – Largada em frente à Prefeitura
9h30: Missa – Centro de Eventos
9h30: Rústica – Largada no Centro de Eventos
12h: Almoço – Tradicional carreteiro com feijão
Bolo comemorativo de 29 metros
Brinquedos para as crianças
15h30: Show-baile com Kirino Silveira
Entrada gratuita
Domingo – 27 de abril
9h30: Torneio de Futebol 11 – Campo do Grêmio Esportivo Margaridense, sede Ruben Prates Goulart
Breve histórico
O município de Santa Margarida do Sul foi desmembrado de São Gabriel em 1996, pela Lei nº 10.751/96, após a mobilização de um grupo de margaridenses que lutava pela emancipação. A Comissão Emancipatória foi criada em 24 de junho de 1994 e composta por:
Presidente: Orestes da Silva Goulart;
Vice-presidente: Círio Pedrotti;
1º secretário: Darcy Froehlich;
2º secretário: Paulo César Saldanha Goulart;
1º tesoureiro: Italmar Maldonado Chaves;
2º tesoureiro: Círio Lauxen;
Conselho Fiscal: Delir dos Santos Rocha, Jaci Martins Silveira e José Italazairu Brum;
Suplentes: Elton Leão Faria, Marcelo Rodrigues Muller e Aristides Jovenal Jardim.
O credenciamento oficial da Comissão foi expedido em 26 de janeiro de 1995 pela Assembleia Legislativa do Estado. A partir de então, uma série de providências foi tomada para efetivar a transferência legal de títulos de eleitores residentes na área emancipanda. O primeiro plebiscito, que definiria o futuro do município, foi adiado em razão da mobilização dos contrários à emancipação. Após recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o plebiscito foi realizado em 24 de março de 1996, com o seguinte resultado: 1.056 votos favoráveis ("sim") e 243 contrários ("não").
Apesar da emancipação ter ocorrido em 1996, as primeiras eleições municipais só foram realizadas em 2000. O primeiro prefeito eleito foi o presidente da Comissão Emancipatória, Orestes da Silva Goulart, falecido em 2004.
O município manteve o nome do antigo distrito, acrescido de "do Sul". Segundo relatos da história oral, o nome Santa Margarida seria uma homenagem a uma antiga proprietária de uma fazenda de gado que abrangia grande parte da região. Com o tempo, essas terras foram sendo fracionadas e distribuídas entre vários proprietários.
Santa Margarida do Sul é composta por cinco distritos: Bolso, Santa Margarida (sede), Canas, Serrinha e Cambaizinho. O patrono do município é Plácido de Castro e a padroeira, Santa Margarida Maria Alacoque. Por muitos anos, a localidade também foi carinhosamente conhecida como Vila Rufino.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 17/04/2025 22h05
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com