Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

22 abril 2025

OBITUÁRIO | Morre aos 65 anos o ex-deputado estadual rosariense Berfran Rosado

Nascido em Rosário do Sul, Berfran Rosado foi deputado estadual e secretário de Estado, veio a falecer nesta terça-feira, após ficar mais de um mês internado em Porto Alegre (foto divulgação)

Faleceu nesta terça-feira (22), aos 65 anos, o ex-deputado estadual Berfran Rosado, natural de Rosário do Sul e filiado ao partido Cidadania. Ele estava internado há mais de um mês no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, com quadro que evoluiu de grave para crítico devido a uma infecção generalizada. A informação foi divulgada pela jornalista Rosane de Oliveira, no portal GZH.

Berfran começou a se sentir mal em Brasília, apresentando dor e inchaço no pescoço. Retornou a Porto Alegre e foi encaminhado ao hospital pela esposa, Soraia. Enquanto aguardava o diagnóstico, desenvolveu uma infecção intestinal que se agravou e afetou outros órgãos. Na semana passada, a família foi informada de que o estado de saúde era crítico, embora ainda reversível.

Engenheiro civil, Berfran Rosado foi um dos principais articuladores políticos do governo de Antônio Britto (1995–1998), época em que era filiado ao PMDB e depois partiu para o PPS, partido que posteriormente se tornou o Cidadania. Elegeu-se deputado estadual em 1998, sendo reeleito em 2002 e 2006, com votações expressivas em Rosário do Sul e São Gabriel. Em 2009, assumiu a Secretaria Estadual do Meio Ambiente no governo de Yeda Crusius e chegou a concorrer como vice-governador na tentativa de reeleição da então governadora.

Sua trajetória política foi abalada pela Operação Concutare, deflagrada em 2013 pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que investigou irregularidades no licenciamento ambiental de projetos no Estado. Na ocasião, Berfran era sócio do Instituto Biosenso, que prestava consultoria na área ambiental. A operação resultou na prisão de 17 pessoas.

Em novembro de 2019, parte do inquérito foi arquivada pela juíza Karine da Silva Cordeiro, da 7ª Vara Federal de Porto Alegre, por ausência de denúncia do Ministério Público. No entanto, o MPF recorreu e apresentou, em dezembro do mesmo ano, denúncia por corrupção ativa contra Berfran, aceita pelo juiz Guilherme Beltrami. Dias depois, o desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), suspendeu liminarmente a ação penal. Em maio de 2020, a 8ª Turma do TRF4 manteve o habeas corpus e trancou a ação.

Em razão do falecimento, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul suspendeu a sessão plenária desta terça-feira. A família optou por não realizar o velório no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia, como é tradição em casos de ex-deputados. O velório ocorrerá nesta terça, das 18h às 21h, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 22/04/2025 16h16 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.