Nesta quarta-feira, 23 de abril, será realizada mais uma edição da tradicional Procissão de São Jorge pelas ruas de São Gabriel. O evento tem início às 20h30, com saída da sede do Centro de Umbanda Cabana do Pai Xangô e Oxum, localizado na Rua Barão do Cambaí, 1548, entidade responsável pela organização.
A concentração e a saída da procissão ocorrem no próprio Centro, com trajeto pelas principais vias da cidade. Integrando o calendário oficial de eventos do município, a procissão costuma atrair grande número de fiéis a cada edição.
A organização convida a comunidade a participar e informa que os devotos podem levar velas e galhos de arruda para receber as bênçãos durante o percurso. Realizada há mais de cinquenta anos em São Gabriel, a procissão foi oficializada como evento municipal em 2015.
Origem da crença
De acordo com a tradição cristã, São Jorge foi um soldado romano que serviu ao imperador Diocleciano. Convertido ao cristianismo, recusou-se a obedecer à ordem de perseguição aos cristãos, sendo torturado até a morte. Ele teria nascido na Capadócia, região que hoje pertence à Turquia.
A famosa lenda do cavaleiro que enfrenta o dragão tem origem nas Cruzadas. Conta-se que, após participar de batalhas contra os sarracenos, Jorge teria ido à cidade de Syelen, na Líbia, onde um eremita o alertou sobre um dragão que assolava a região. Para aplacar a criatura, jovens mulheres eram oferecidas em sacrifício. Restava apenas Sabra, filha do rei, que seria sacrificada ou dada em casamento a quem matasse o dragão. Jorge matou a criatura com sua lança, salvou Sabra e casou-se com ela.
Na Umbanda, São Jorge é sincretizado com o orixá Ogum, associado à lua – cujas manchas, vistas da Terra, lembram a figura de São Jorge matando o dragão em noites de lua cheia. Na mitologia iorubá, Ogum é o orixá do ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia, considerado um dos mais poderosos. Essa devoção é especialmente forte no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e na Bahia – onde Ogum também é associado a Santo Antônio.
São Jorge é padroeiro de Portugal, Inglaterra, da cidade de Moscou, do estado e da cidade do Rio de Janeiro (onde é feriado municipal), e da Catalunha, na Espanha. Em São Gabriel, a procissão é a principal manifestação religiosa em homenagem ao santo/orixá.
A trajetória do Santo Guerreiro também foi retratada no cinema, no filme brasileiro Jorge da Capadócia, dirigido e estrelado por Alexandre Machafer, que narra como Jorge se tornou santo.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 22/04/2025 17h53
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com