![]() |
Adão Santana cobrará IGP para que nomeie médico legista para São Gabriel, que não tem profissional da área há mais de cinco anos (foto Marcelo Ribeiro) |
O vereador Adão Valdecir Martins Santana (PL) manifestou, na tribuna da sessão de terça-feira, 25 de fevereiro, sua insatisfação com o fato de o Instituto Geral de Perícias (IGP) do Governo do Estado ainda não ter nomeado um médico legista para São Gabriel, cinco anos após a transferência do último titular para Santana do Livramento. Ele cobrou providências para que essa lacuna seja preenchida.
"Essa demora faz com que famílias tenham de esperar até 48 horas para a liberação dos corpos de seus entes queridos para as despedidas. Em casos de situações trágicas, isso se torna ainda mais angustiante. Vamos mais uma vez cobrar esclarecimentos do IGP, mesmo que venham com desculpas como 'vamos ver'. É lamentável", afirmou o vereador.
O colega Moisés Marques (PDT) ressaltou que chegou a ser criada uma comissão para tratar do assunto, mas até o momento não houve retorno.
O último médico legista que atuou na cidade foi César Berny. A função já foi exercida por profissionais como o saudoso Arlindo Vargas e Hamilton Jardim, atualmente aposentado. Com a ausência desses especialistas, na maioria das vezes, é necessário acionar equipes do IGP de Santa Maria, o que resulta na demora na liberação de corpos.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 28/02/2025 07h59
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com