Porto Alegre, a capital dos gaúchos, recebeu dois monumentos em homenagem aos esforços dos voluntários que ajudaram a salvar vidas humanas e animais durante a tragédia das enchentes de 2024, que afetaram cerca de 80% dos municípios do Rio Grande do Sul. Um dos monumentos já foi inaugurado no Parque Pontal do Estaleiro, no início de dezembro, enquanto o outro será apresentado na próxima quarta-feira, 11 de dezembro, junto à Usina do Gasômetro.
A equipe do portal Caderno7 visitou o "Monumento dos Voluntários Anônimos", instalado no parque em frente ao Pontal Shopping, na Zona Sul de Porto Alegre. Criado pelo artista plástico goiano Siron Franco, o monumento é composto por 30 silhuetas humanas de mãos dadas, com 27 metros de comprimento e 2 metros de altura. A obra foi encomendada pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), que escolheu um artista de fora do estado para simbolizar a solidariedade recebida de diferentes regiões do Brasil.
Obra, de autoria de Siron Franco, está em frente ao Shopping Pontal e foi inaugurada em 2 de dezembro |
Monumento foi custeado pelo Instituto de Estudos Empresariais, em homenagem aos voluntários anônimos que ajudaram nos resgates e apoio às vítimas da enchente |
Obra tem 27 metros de comprimento por 2 de altura e tem 30 silhuetas de pessoas variadas representando os voluntários |
Inaugurado em 2 de dezembro, o monumento ocupa uma área que abrigava o antigo Estaleiro Só, local que também serviu como ponto estratégico de acolhimento durante as enchentes, atendendo moradores de Porto Alegre e de cidades vizinhas, como Eldorado do Sul e Guaíba. Além dos voluntários, a força-tarefa contou com o apoio de bombeiros, policiais e um hospital de campanha.
Já no próximo dia 11 de dezembro, a partir das 9h, será inaugurado o "Monumento aos Heróis Voluntários", localizado junto à Usina do Gasômetro e à Orla do Guaíba, área que funcionou como base de resgate das vítimas das enchentes. A obra, confeccionada em ferro em uma metalúrgica de Nonoai, foi criada pelo artista gaúcho Ricardo Cardoso e mede 6,2 metros de comprimento e 4 metros de altura.
A escultura já está instalada no local para a cerimônia de inauguração. Custeadas pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), as peças retratam, em tamanho real, um barco com a silhueta de doze pessoas e dois animais, simbolizando voluntários e vítimas das enchentes. Esses monumentos não apenas recordam um dos momentos mais difíceis vividos pelo Rio Grande do Sul, mas também celebram o sacrifício e a coragem dos voluntários que se dedicaram ao próximo.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 06/12/2024 19h53
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com