Desde a última segunda-feira, Minerva Foods assumiu oficialmente as operações do Marfrig no Estado, entre elas em São Gabriel (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
No início desta semana, a Marfrig encerrou oficialmente suas operações no Rio Grande do Sul, transferindo o controle de suas unidades no Estado para a Minerva Foods, de Barretos (SP). Entre as plantas transferidas está a de São Gabriel. A apresentação oficial da mudança foi realizada em um evento interno para os colaboradores na última segunda-feira (28). Inicialmente, os trabalhadores atuais continuarão no frigorífico.
O ciclo da Marfrig nas plantas de São Gabriel, Bagé e Alegrete foi encerrado em 25 de outubro, marcando o início da administração da Minerva no município a partir de segunda-feira (28). A transação, que envolve a compra de 11 plantas no Brasil, três no Uruguai, uma na Argentina e uma no Chile, foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em setembro, em um negócio avaliado em R$ 7,5 bilhões.
A decisão do Cade foi unânime, com todos os seis conselheiros aprovando o negócio em votação realizada em 28 de agosto do ano passado. A aquisição posiciona a Minerva como um player dominante na América do Sul, conquistando 30% do market share nas exportações de carne bovina da região. Desde o anúncio da compra, há mais de um ano, o processo de aprovação no Cade foi um ponto de atenção para investidores e levou mais tempo do que a empresa esperava.
Como parte do acordo para aprovação, a Minerva concordou em vender a unidade de Pirenópolis (GO), um antigo frigorífico da Marfrig desativado desde 2010 e atualmente sem equipamentos. A unidade local já tem as identificações da Minerva Foods, que se compromete a investir nas plantas frigoríficas do Estado.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 01/11/2024 15h43
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com