Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

05 novembro 2024

ELEIÇÕES | Oposição lança chapa para concorrer à presidência do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul

Marcelo Matias concorre à presidência do SIMERS pela Chapa 2, tendo como vice Felipe Vasconcelos (foto divulgação/Chapa 2)

Um grupo de médicos do Rio Grande do Sul, liderado pelo ex-presidente do SIMERS, Dr. Marcelo Matias, lançou a Chapa 02, que disputará a eleição do Sindicato Médico do Estado em 28 de novembro deste ano. Dr. Marcelo Matias foi eleito presidente em 2019 e liderou o sindicato até 2021. Durante sua gestão, enfrentou o desafio da pandemia de Covid-19, a maior crise sanitária dos últimos 100 anos. Em homenagem aos médicos falecidos no combate à pandemia, foi instalada uma placa no saguão da sede do SIMERS, destacando esses heróis anônimos da saúde.

Mesmo com as restrições da pandemia, a gestão de Dr. Marcelo implantou vários serviços e ampliou a presença do Sindicato nas comunidades em todo o Rio Grande do Sul, reforçando o protagonismo da classe médica para a sociedade. Nesse período, foram criadas diretorias no interior do estado, levando o sindicato para todas as regiões.

Agora, diante do desafio de reconstruir o Rio Grande do Sul após a crise climática que gerou enchentes e perdas significativas, Dr. Marcelo propõe, com a Chapa 02, um novo projeto para o sindicato, com foco na valorização do profissional médico, na formação acadêmica de qualidade e no suporte ao exercício pleno da profissão.

Com experiência no gerenciamento de crises e políticas emergenciais, Dr. Marcelo, ao lado do vice-presidente Felipe Vasconcelos — médico com vasta experiência sindical —, apresenta-se como uma opção de mudança segura para o SIMERS.

Marcelo Marsillac Matias nasceu no Rio de Janeiro em 6 de março de 1967. Mudou-se para Porto Alegre ainda jovem e estudou no Colégio Farroupilha. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1992. Entre 1993 e 1995, realizou residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Desde 1995, atua como preceptor no Hospital Municipal Materno Infantil Presidente Vargas.

Em 2011, ingressou como médico no Hospital Universitário de Canoas e, em 2013, tornou-se preceptor na Faculdade de Medicina da Universidade Luterana do Brasil, onde desde 2019 também é professor. Foi homenageado por nove turmas do curso de medicina.

Com destacada atuação na defesa da saúde pública, Marcelo Matias foi diretor do SIMERS de 2004 a 2015 e conselheiro de 2016 a 2018, sendo eleito presidente para a gestão 2019-2021. Em 2021, recebeu o Título de Cidadão de Porto Alegre pela Câmara Municipal.

Entre as principais propostas para o novo mandato, Dr. Marcelo destaca a criação de uma Comissão Especial para combater a abertura desordenada de faculdades de medicina, com ações no Judiciário e no Legislativo. Ele apoia um projeto de lei que estabelece critérios rígidos para novas faculdades e propõe que o SIMERS participe ativamente de processos judiciais e administrativos relacionados a essas aberturas, assegurando a qualidade dos novos médicos e a segurança da população.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da assessoria da Chapa 
Data: 05/11/2024 19h15 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.