![]() |
Gabrielenses Agapito e Ouriques e a bageense Roberta serão homenageados neste sábado em Novo Hamburgo com a Comenda João de Barro do MTG (fotos divulgação) |
O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) entregará a "Comenda João de Barro" a figuras destacadas na promoção e preservação da cultura gaúcha. A honraria será concedida neste final de semana em Novo Hamburgo, como parte das comemorações dos 58 anos do MTG, e irá agraciar pessoas e entidades das 30 Regiões Tradicionalistas do Estado que colaboram com ações em prol da tradição gaúcha. Representando a 18ª Região Tradicionalista (RT), serão homenageados os gabrielenses Agapito Chaves Júnior e Luis Carlos Barragan Ouriques, além da bageense Roberta Jacinto.
Agapito Chaves Júnior, narrador de rodeios e ex-instrutor de danças tradicionais, possui longa trajetória ligada ao CTG Caiboaté, onde foi patrão entre 2015 e 2018 e atua na patronagem, integrando os departamentos social e campeiro. Com 28 anos de experiência, narrou importantes eventos como a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) e o Rodeio Internacional do Conesul, além de ter marcado presença em rodeios pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal.
Luis Carlos Barragan Ouriques, que participa de rodeios campeiros desde 1980, também é fundador do PTG Sentinela do Vacacaí, onde ocupou o cargo de patrão entre 1986 e 1989. Ele já representou a 18ª RT em várias competições, destacando-se na FECARS, onde foi vice-campeão de tiro de laço em 1990 e 2018, e continua acompanhando a delegação da 18ª RT em eventos estaduais.
A bageense Roberta Jacinto, advogada e ex-1ª Prenda Adulta do Rio Grande do Sul, teve atuação significativa no tradicionalismo gaúcho, sendo diretora de concursos e pesquisa no MTG e Vice-Presidente de Cultura. Durante sua gestão, coordenou a campanha de arrecadação de alimentos em Bagé, mobilizando entidades e arrecadando mais de 700 kg para doação. Roberta também é idealizadora de projetos de gestão de Prendas e Peões, seguidos até hoje, e implementou cursos de formação tradicionalista online durante a pandemia, beneficiando mais de 950 participantes.
A cerimônia em Novo Hamburgo reafirma o compromisso do MTG em valorizar quem contribui para manter viva a cultura gaúcha, honrando figuras que dedicaram sua trajetória à valorização das tradições do Rio Grande do Sul.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 25/10/2024 12h00
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com