Documentário "Memórias de um Esclerosado", que traz sobre a vida do cartunista rosariense Rafael Corrêa, foi bem premiado no Festival de Cinema de Gramado (foto Edison Vara/agência Pressphoto) |
O documentário sobre o cartunista rosariense Rafael Corrêa, que convive com esclerose múltipla há anos, intitulado "Memórias de um Esclerosado", foi amplamente premiado no 52º Festival de Cinema de Gramado, encerrado na noite deste sábado (17), na cidade serrana. A obra venceu em quatro categorias e também recebeu uma menção honrosa para Corrêa, que dirigiu e atuou no documentário.
A produção foi premiada nas categorias de Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical. O cartunista, criador de "Artur, o Arteiro", foi diagnosticado com esclerose múltipla em 2010 e transformou sua história em filme. A obra vai além de relatar a luta contra a esclerose múltipla, celebrando também a vida e a arte do artista.
O documentário apresenta suas tirinhas e ilustrações, frequentemente inspiradas em sua infância e amigos dos anos 80, oferecendo um vislumbre de suas raízes criativas. Mesmo diante da adversidade, Rafael continuou produzindo suas tirinhas, tendo sido premiado em vários concursos no país. O filme concorreu na categoria dedicada aos filmes gaúchos.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 18/08/2024 14h32
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com