Pré-candidatos à Prefeitura de São Gabriel estão trabalhando discretamente nos bastidores, com a calmaria eleitoral gerada pela tragédia climática no RS (fotos arquivos pessoais/divulgação) |
A pouco mais de 110 dias para as eleições municipais de 2024, o processo eleitoral em São Gabriel está em uma fase de calmaria, em grande parte devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul, que gerou pedidos de adiamento das eleições no estado. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do RS indicou que esses pedidos não deverão ser atendidos. Nesse cenário, com eventos suspensos até por questão de bom senso, os pré-candidatos seguem trabalhando discretamente nos bastidores.
Atualmente, quatro pré-candidatos ao Palácio Plácido de Castro estão na disputa. Em ordem alfabética, são eles: Fernando Taborda (PT), Lucas Menezes (União Brasil), Malu Bragança (PDT) e Rossano Peres Farias (Podemos). Os prós e contras foram obtidos em enquete realizada no Instagram do Portal Caderno7 junto aos seus leitores, semanas atrás.
Fernando Taborda, agente de saúde, mantém sua pré-candidatura pelo PT, apesar do silêncio do partido e das poucas chances aparentes. Taborda, que não possui rejeição, é ainda desconhecido pela maioria dos eleitores.
O atual prefeito, Lucas Menezes (União Brasil), busca a reeleição e tem mantido discrição, focando nos trabalhos da administração. Ele deve contar com o apoio do PL, PSD, MDB e Solidariedade. A definição de seu vice ainda está pendente, com a médica Sandra Weber (PSD) e Robson Gonçalves, conhecido como Binho (PL), sendo os principais cotados. O legado dos governos de Rossano Gonçalves pode contar a favor de Lucas, além de ele ter sido citado como um candidato honesto e trabalhador, ao mesmo tempo em que a rejeição a estas gestões e o desgaste de ser de um grupo político que está há tempo no poder podem pesar.
A vereadora Malu Bragança (PDT) tem conduzido uma campanha mais reservada, mas movimentada nos bastidores. Ela deve ter o policial civil e ex-vice-prefeito Evandro Guedes (PRD) como vice e conta com o apoio do PSB e Avante. Malu é considerada pelos eleitores uma liderança ativa da oposição, o que lhe rendeu alguns ataques de adversários, que alegam que ela fez parte do governo de Roque Montagner, à época no PT. Segundo os leitores, sua base eleitoral cresce por conta de ser um nome bem aceito com propostas para desenvolver o município.
Rossano Farias (Podemos) está se movimentando para a pré-candidatura, acompanhado do possível vice, o vereador Márllon Maciel (Progressistas). Caso confirmada a chapa, espera-se o apoio do PSDB e Republicanos. Farias destaca suas novas ideias e projetos para o município, contando com uma base eleitoral advinda de seu pai, o ex-vereador Rômulo Farias, além de sua própria, mas enfrenta críticas de alguns eleitores porque segundo os leitores, não aceita opiniões contrárias. Houve boatos de uma possível desistência em prol de Lucas Menezes, negados até o momento pelos pré-candidatos.
A disputa pela prefeitura de São Gabriel está sendo marcada por tentativas de transferência da polarização Lula x Bolsonaro, considerada inadequada por se tratar de uma eleição municipal. Outro fato que pode preocupar o eleitor e deve ter atenção da Justiça Eleitoral são as fake news. Os candidatos são desafiados a apresentar propostas concretas para a geração de emprego e renda, diante da necessidade de atração de investimentos para o município.
Os desdobramentos seguirão até o início das convenções, previstas para o final de julho. Mas quem tem o poder para decidir, é o eleitor.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 10/06/2024 10h54
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com