Câmara de Vereadores aprovou reposição salarial dos subsídios dos vereadores, mas sem aumento real, segundo Comunicação do Legislativo (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
Na última semana, a Câmara de Vereadores de São Gabriel aprovou reposição dos salários dos vereadores, que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025, com a posse da próxima Legislatura. O novo subsídio, cuja votação é obrigatória no último ano de mandato, será de R$ 10.377,18. A aprovação ocorreu na última quinta-feira, 16 de maio. Porém, a Comunicação do Poder Legislativo afirmou veementemente que "não houve aumento real" nos subsídios dos parlamentares, que não teriam reajuste real há oito anos.
A informação foi divulgada pelo Jornal da Cidade nesta terça-feira, 21 de maio. Esse valor será mantido durante os quatro anos seguintes, até 31 de dezembro de 2028. O vereador que assumir a presidência da Casa durante seu mandato receberá um subsídio de R$ 12.268,65. A matéria deve ser incluída na pauta nos últimos anos de mandato, conforme determina a Lei Orgânica do Município, para fixar os valores dos subsídios da próxima Legislatura.
Após a veiculação desta notícia por vários órgãos de imprensa, o diretor de Comunicação do Poder Legislativo, Felipe Oliveira, contestou a informação. "Na verdade não houve aumento no valor do subsídio. O valor foi mantido. O que houve foi a reposição anual obrigatória nestes últimos anos, que levou ao valor atual. O subsídio estava neste valor e permaneceu o mesmo sem aumento", afirmando que não houve "aumento real" do subsídio, solicitando aos órgãos que "corrigissem" a informação.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 22/05/2024 12h05
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com