Formatura comemorativa aos 81 anos do Batalhão e pelo Dia da Engenharia aconteceu na última sexta, 5 de abril (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
O 6º Batalhão de Engenharia de Combate, comandado pelo Tenente-Coronel de Engenharia Rafael Farias, realizou, na última sexta-feira, 5 de abril, uma cerimônia para comemorar os 81 anos de sua fundação e o Dia da Engenharia, que é celebrado em 10 de abril. A solenidade contou com a presença do General Pablo José Lira de Almeida, comandante do 4º Grupamento de Engenharia, além de outras autoridades civis e militares.
Solenidade teve presença de várias autoridades civis e militares |
Tenente-Coronel Rafael Farias salientou a importância da unidade militar na história gaúcha e brasileira |
General Lira e Ten. Cel. Farias, junto com a tropa, prestaram homenagem ao patrono da Engenharia |
Durante o evento, foi feita uma retrospectiva histórica do batalhão, que foi fundado em 1º de abril de 1943, em Porto Alegre. Também foi lembrado o Dia da Arma de Engenharia, em homenagem ao Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, patrono da Engenharia, que faleceu em 10 de abril de 1870, durante a Guerra do Paraguai.
A cerimônia incluiu uma homenagem ao patrono da Engenharia e um desfile da tropa. Entre as autoridades presentes estava o secretário municipal de Segurança e Cidadania, Vitor Teixeira, ex-militar da unidade, além dos comandantes do 9º Regimento de Cavalaria Blindado, Tenente-Coronel Camilo Augusto Mota, e da 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada, Capitão Weiller de Ávila Cardoso.
6º BE Cmb está presente em São Gabriel desde o ano de 1969, quando ocupou o antigo "Quartel Velho", atual sede da Caserna de Bravos |
BREVE HISTÓRICO
O 6º Batalhão de Engenharia de Combate foi criado em 1º de abril de 1943, pelo Decreto nº 5.367, inicialmente denominado 3º Batalhão de Engenharia - 3º BE. Sua primeira sede provisória foi no quartel do 1º Batalhão de Engenharia, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, onde começou sua organização em 8 de maio de 1943.
No dia 25 de maio de 1943, a unidade foi transferida por via ferroviária para Porto Alegre, chegando em 2 de junho. Recebeu sua denominação atual em 30 de novembro de 1958. Em 31 de outubro de 1968, mudou-se para São Gabriel, ocupando o Quartel Velho, antigo aquartelamento do extinto 3º Regimento de Cavalaria Motorizado, o mais antigo do Rio Grande do Sul.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 09/04/2024 12h04
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com