Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

12 março 2024

SONHO ADIADO | Caçapava do Sul conquista campus do IF; São Gabriel e Rosário do Sul ficam de fora

Esperança até o fim e sonho adiado: Governo Federal anunciou Caçapava do Sul como sede de novo Instituto Federal na região; Rosário, que esteve presente com o prefeito Vilmar, ficou em 6º lugar e São Gabriel ficou de fora da escolha (foto divulgação)

Caçapava do Sul foi contemplada com um campus do Instituto Federal (IF) no anúncio das 100 unidades destas instituições de ensino, realizado na manhã de terça-feira (12 de março de 2024) em Brasília pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. A capital dos Geoparques comemorou a notícia, enquanto Rosário do Sul, que teria ficado em 6º lugar na seleção, e São Gabriel, lamentaram a não-vinda do IF para suas cidades.

Anúncio de novos institutos foi feito pelo presidente Lula nesta manhã no Palácio do Planalto, em Brasília; esperança de municípios da região é que meta desejada é de mil IFs até o fim do mandato (foto reprodução/TV Gov.br)

A cerimônia de anúncio contou com a presença de alunos de Institutos Federais, Governadores, Ministros e representantes dos municípios interessados. O prefeito de Rosário do Sul, Vilmar Oliveira, estava presente ao ato com os Secretários Jalusa da Silveira (Educação), Mariano Rodrigues da Costa (Indústria e Comércio) e Paulo Trindade (Fazenda) além da assessora de Educação, Alexandra Becker.

Segundo informações da Prefeitura, Rosário do Sul ficou em 6º lugar na seleção, a pouco de conquistar um dos campus. A mobilização realizada, que teve a participação da comunidade rosariense e até mesmo da atriz global rosariense Leona Cavalli, que inclusive gravou um vídeo em apoio à iniciativa, também pesou na classificação.

A articulação para trazer o IF para Caçapava do Sul foi do vereador Boca Torres, do PT, junto ao ministro Paulo Pimenta, com o apoio das prefeituras da região. A sede do novo Instituto será em um terreno doado pelo município na região do antigo patronato.

REPERCUSSÃO DA PERDA DO IF
Em São Gabriel, a perda da oportunidade de trazer o campus do Instituto Federal Farroupilha já tem seus impactos. Em nota, a Prefeitura Municipal lamentou, mas "reconhece a importância da conquista para a região Sul do Estado".

"O Executivo de São Gabriel, juntamente com o Poder Legislativo e outras forças da sociedade civil, com o apoio de prefeituras de municípios vizinhos, buscou junto ao Governo Federal a implantação de um novo Campus do Instituto Farroupilha em São Gabriel, apresentando todas as razões técnicas e estruturais que dariam êxito à iniciativa.

A escolha do Ministério da Educação recaiu sobre o município de Caçapava do Sul, também uma importante cidade da região Central do Estado.  Embora lamentemos a rejeição de nossa proposta, compreendemos que o novo campus estará a cerca de 100 km de nosso município, e saudamos o fato de que um município da Metade Sul será contemplado com essa conquista, ajudando a impulsionar o desenvolvimento integrado de toda a região", disse a nota enviada pela Comunicação Social ao site.

Por parte da Comissão Pró-IFFar São Gabriel, o sentimento é de tristeza. Em nome da comissão, o professor Carlos Alberto Garcia salienta que o projeto de São Gabriel era um dos mais completos, mas tem esperança que ainda seja contemplado, visto que o Presidente Lula afirmou que a meta do Governo Lula é de chegar a mil Institutos Federais no País.

"Temos um Campus praticamente pronto que é o antigo Campus II da Urcamp, que está no projeto do IFFAR para São Gabriel e que contávamos com o compromisso formal do Prefeito Municipal de adquirir o campus e entregá-lo ao Instituto Federal. Acreditamos que a proposta de São Gabriel era bastante completa e que o antigo Campus II da Urcamp seria um local ideal para o IF, pois possui infraestrutura adequada e está pronto para uso."

Projeto previa a instalação do Campi do IFFAR no antigo da Urcamp, no Bairro Universitário, hoje abandonado; Prefeitura, comissão e moradores lamentaram que a cidade não foi contemplada (foto divulgação)

Os moradores do Bairro Universitário também lamentaram a não-vinda do IF para São Gabriel.
Representante dos moradores, Mara Medina lamentou que a cidade e o bairro não serão contemplados com o Campus do IF.

"É uma pena este campus enorme com bastante espaço abandonado, seria o lugar ideal. Seria uma alegria para os moradores ver o prédio do IF funcionando e movimentado, estávamos confiantes de que o Instituto Federal Farroupilha viria para o local, até estávamos esperançosos também de que com movimento, teríamos mais segurança e até a volta da linha de ônibus que não temos mais, além de gerar empregos", concluiu. Ela disse ainda que o local, com o abandono (agora está com vigilância), registrou furtos de janelas e objetos. 

A não-vinda do Instituto Federal para São Gabriel gerou lamentações na comunidade e reflexões sobre a busca de investimentos para o município. De qualquer forma, como o Governo Federal pretende chegar a mil unidades até o final do mandato de Lula, a esperança pode se manter viva.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 12/03/2024 17h42 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.