Caçapava do Sul foi contemplada com um campus do Instituto Federal (IF) no anúncio das 100 unidades destas instituições de ensino, realizado na manhã de terça-feira (12 de março de 2024) em Brasília pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. A capital dos Geoparques comemorou a notícia, enquanto Rosário do Sul, que teria ficado em 6º lugar na seleção, e São Gabriel, lamentaram a não-vinda do IF para suas cidades.
A cerimônia de anúncio contou com a presença de alunos de Institutos Federais, Governadores, Ministros e representantes dos municípios interessados. O prefeito de Rosário do Sul, Vilmar Oliveira, estava presente ao ato com os Secretários Jalusa da Silveira (Educação), Mariano Rodrigues da Costa (Indústria e Comércio) e Paulo Trindade (Fazenda) além da assessora de Educação, Alexandra Becker.
Segundo informações da Prefeitura, Rosário do Sul ficou em 6º lugar na seleção, a pouco de conquistar um dos campus. A mobilização realizada, que teve a participação da comunidade rosariense e até mesmo da atriz global rosariense Leona Cavalli, que inclusive gravou um vídeo em apoio à iniciativa, também pesou na classificação.
A articulação para trazer o IF para Caçapava do Sul foi do vereador Boca Torres, do PT, junto ao ministro Paulo Pimenta, com o apoio das prefeituras da região. A sede do novo Instituto será em um terreno doado pelo município na região do antigo patronato.
REPERCUSSÃO DA PERDA DO IF
Em São Gabriel, a perda da oportunidade de trazer o campus do Instituto Federal Farroupilha já tem seus impactos. Em nota, a Prefeitura Municipal lamentou, mas "reconhece a importância da conquista para a região Sul do Estado".
"O Executivo de São Gabriel, juntamente com o Poder Legislativo e outras forças da sociedade civil, com o apoio de prefeituras de municípios vizinhos, buscou junto ao Governo Federal a implantação de um novo Campus do Instituto Farroupilha em São Gabriel, apresentando todas as razões técnicas e estruturais que dariam êxito à iniciativa.
A escolha do Ministério da Educação recaiu sobre o município de Caçapava do Sul, também uma importante cidade da região Central do Estado. Embora lamentemos a rejeição de nossa proposta, compreendemos que o novo campus estará a cerca de 100 km de nosso município, e saudamos o fato de que um município da Metade Sul será contemplado com essa conquista, ajudando a impulsionar o desenvolvimento integrado de toda a região", disse a nota enviada pela Comunicação Social ao site.
Por parte da Comissão Pró-IFFar São Gabriel, o sentimento é de tristeza. Em nome da comissão, o professor Carlos Alberto Garcia salienta que o projeto de São Gabriel era um dos mais completos, mas tem esperança que ainda seja contemplado, visto que o Presidente Lula afirmou que a meta do Governo Lula é de chegar a mil Institutos Federais no País.
"Temos um Campus praticamente pronto que é o antigo Campus II da Urcamp, que está no projeto do IFFAR para São Gabriel e que contávamos com o compromisso formal do Prefeito Municipal de adquirir o campus e entregá-lo ao Instituto Federal. Acreditamos que a proposta de São Gabriel era bastante completa e que o antigo Campus II da Urcamp seria um local ideal para o IF, pois possui infraestrutura adequada e está pronto para uso."
Os moradores do Bairro Universitário também lamentaram a não-vinda do IF para São Gabriel. Representante dos moradores, Mara Medina lamentou que a cidade e o bairro não serão contemplados com o Campus do IF.
"É uma pena este campus enorme com bastante espaço abandonado, seria o lugar ideal. Seria uma alegria para os moradores ver o prédio do IF funcionando e movimentado, estávamos confiantes de que o Instituto Federal Farroupilha viria para o local, até estávamos esperançosos também de que com movimento, teríamos mais segurança e até a volta da linha de ônibus que não temos mais, além de gerar empregos", concluiu. Ela disse ainda que o local, com o abandono (agora está com vigilância), registrou furtos de janelas e objetos.
A não-vinda do Instituto Federal para São Gabriel gerou lamentações na comunidade e reflexões sobre a busca de investimentos para o município. De qualquer forma, como o Governo Federal pretende chegar a mil unidades até o final do mandato de Lula, a esperança pode se manter viva.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 12/03/2024 17h42
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com