Feira de Ciências da Unipampa - INSCREVA-SE AQUI

30ª Fenadoce - Garanta seu ingresso

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Inverno Peruzzo - Desfrute com todos os sentidos

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

30ª Fenadoce - Garanta seu ingresso

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Inverno Peruzzo - Desfrute com todos os sentidos

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

13 março 2024

DE AUTOR GABRIELENSE | Livro sobre a Batalha do Caiboaté e o legado de Sepé Tiaraju disponível na Livraria do Senado

Livro do gabrielense Ptolomeu de Assis Brasil está à disposição, seja para venda impressa ou download gratuito digital, na Livraria do Senado Federal (foto divulgação/rede social)

A Livraria do Senado Federal recentemente disponibilizou uma nova edição do livro "Batalha do Caiboaté", de autoria do general, engenheiro e pesquisador gabrielense Ptolomeu de Assis Brasil. A obra aborda um dos maiores massacres contra indígenas ocorridos no Estado, além de narrar a história do líder missioneiro José Tiaraju, conhecido como Sepé. Interessados podem baixar gratuitamente o livro em formato PDF ou adquirir a versão impressa por 10 reais, com entrega sem custo adicional.

Destacado no site da Livraria do Senado, o livro traz a análise do general Ptolomeu de Assis Brasil, que foi interventor em Santa Catarina durante o governo Vargas, sobre os antecedentes jurídicos e históricos do conflito. Descreve o cotidiano nas Missões, enfatizando o nível de organização comunitária e o progresso atingido. O autor detalha também a tragédia da chacina: enquanto apenas três homens do lado ibérico foram mortos – de um total de 3.700 soldados –, 1.300 índios foram massacrados em uma hora e dez minutos.

Como historiador e militar, o autor empregou métodos rigorosos em sua pesquisa, incluindo medições de distâncias a pé e análise de diários de comandantes lusos, buscando a maior fidelidade possível aos fatos. A obra destaca a liderança de Sepé Tiaraju, ou Sepé, que liderou os indígenas dos Sete Povos das Missões contra as forças de Portugal e Espanha durante a Guerra das Missões. O conflito é contextualizado pelo Tratado de Madri, que trocou a colônia de Sacramento entre Portugal e Espanha, afetando diretamente as terras dos Sete Povos das Missões, administradas pelos jesuítas que se opunham ao acordo.

Com prefácio do Senador Paulo Paim, representante do Rio Grande do Sul, a obra está à venda em versão impressa ou download gratuito da versão digital na Livraria do Senado Federal, acessível pelo endereço eletrônico livraria.senado.leg.br.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 13/03/2024 18h01
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.