Terça-feira, 12 de março, será um dia crucial para os municípios que almejam a instalação de um Campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), especialmente São Gabriel e Rosário do Sul. O Ministério da Educação, em Brasília, anunciará às 10h os locais que receberão as novas unidades no Rio Grande do Sul.
São Gabriel, embora possua um Centro de Referência no Bairro São Gregório, tem feito mobilizações para ter o Campi. Um projeto que propõe o antigo Campus II da Urcamp como sede do IFF foi enviado ao Ministério para análise. A Prefeitura negocia a compra do prédio com a Urcamp, mas, além disso, as ações políticas ainda são tímidas.
Em Rosário do Sul, a mobilização ganhou força nos últimos tempos. Audiências públicas, canções de artistas locais, vídeos narrados pela atriz Leona Cavalli e a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao Ministro Paulo Pimenta em 17 de fevereiro em Santa Maria demonstram o empenho do município. No domingo (10), uma corrida de revezamento entre Alegrete e Rosário do Sul divulgou a campanha pelo IFF. Caso Rosário seja escolhida, a Escola Municipal Professor Leão Warren sediaria o Campus.
Santa Maria, disposta a ceder o prédio da Ulbra, Santiago e Caçapava do Sul também disputam a unidade. A expectativa pelo anúncio do Ministério da Educação aumenta nesta terça-feira, 12 de março.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 11/03/2024 17h21
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com