Com discurso de "contra tudo e todos", ultraliberal Javier Milei vence eleições e é o novo presidente argentino (foto divulgação/redes sociais) |
Com mais de 86% das urnas apuradas nas eleições argentinas, o economista ultraliberal Javier Milei, representante do partido "A Liberdade Avança", conquistou a Presidência da Argentina neste domingo (19). Ao obter 55,95% dos votos, Milei superou o candidato da coligação governista, Sergio Massa, atual ministro da Economia, que alcançou 44,04%. Massa reconheceu a vitória de Milei em seu discurso pós-eleição.
O novo presidente, atualmente deputado, assumirá o cargo em 4 de dezembro para um mandato de quatro anos. Vale destacar que a trajetória de Milei nesta eleição foi marcada por uma reviravolta, uma vez que, no primeiro turno, ele ficou em segundo lugar, atrás de Massa.
Milei baseou sua campanha em um discurso que se posiciona como "contra tudo e contra todos", comprometendo-se a implementar mudanças radicais na política argentina, em um movimento que ecoa as promessas de transformação feitas por Jair Bolsonaro no Brasil em 2018. Para o segundo turno, ele obteve o apoio de Patrícia Bulrich, candidata da aliança Unión por el Cambio, apoiada pelo ex-presidente Mauricio Macri, que também declarou apoio a Milei e deverá ser uma espécie de eminência parda no futuro governo.
Estas eleições marcaram uma significativa mudança no cenário político argentino, com a ascensão de Milei representando uma alternativa ao status quo. Mais do que por seus méritos, Milei ganhou pela combinação entre a força de Macri e a desastrosa condução do país pelo governo Fernández, do qual Massa é ministro da Economia.
A herança do governo peronista é uma inflação de 142%, o derretimento do peso, o aumento da pobreza, que chega a 40%, o endividamento sem controle e um dado de última hora: a falta de insumos básicos para a saúde diante da dificuldades de importação, porque o país não tem dólares para pagar os credores.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 19/11/2023 21h03
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com