Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

17 outubro 2023

JUSTA CAUSA | Ex-reitora Lia Quintana é demitida da Urcamp

Ex-reitora da Urcamp, Lia Quintana, foi demitida por justa causa da instituição (foto arquivo C7)

Uma notícia sacudiu a comunidade de Bagé durante o fim de semana, e hoje foi oficialmente confirmada pelo repórter do jornal Folha do Sul e da Nossa Rádio FM, Luciano Madeira, bem como pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), através do veículo Extra Classe. A professora Lia Maria Herzer Quintana, que anteriormente ocupou o cargo de reitora no Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) por uma década, foi sumariamente exonerada da instituição por justa causa. Este desligamento teria sido uma resposta aos incidentes que ocorreram durante as eleições para a Reitoria no ano passado.

Lia Quintana não conseguiu garantir sua reeleição no último pleito, sendo derrotada para a chapa liderada pelo professor de Educação Física, Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho. A disputa que se seguiu entre as chapas foi uma das mais acaloradas e polêmicas na história da Urcamp, bem como da Fundação Áttila Taborda, a mantenedora da universidade.

De acordo com o jornal Folha do Sul, antes e após as eleições, houve uma série de litígios. Um desses casos envolveu a acusação de agressão contra Lia Quintana, quando, durante a transição de cargos, ela foi acusada de agredir dois funcionários da Urcamp. Esse incidente culminou em uma investigação policial, uma vez que os dois servidores em questão registraram um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento. O episódio ocorreu no final de setembro do ano passado, antes da posse da nova equipe da Reitoria. Naquela ocasião, os funcionários, um professor e um jornalista, buscavam informações para a transição quando foram abordados por Lia Quintana e teriam sido agredidos por ela.

Ainda segundo o jornal Folha do Sul, a exoneração de Lia Quintana da Urcamp parece estar relacionada a esse incidente. A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria da instituição, mas foi informada de que a instituição optou por não comentar o assunto. Por outro lado, o jornal Extra Classe, vinculado ao Sinpro, entrou em contato com a ex-reitora, que manifestou sua intenção de avaliar a situação com seus advogados e alegou ser alvo de "perseguição política" por parte da atual reitoria da Urcamp.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do Folha do Sul e Sinpro/RS
Data: 17/10/2023 21h09
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.