Operação conjunta da Polícia Civil e Brigada Militar abordou colombiano e apreendeu material de agiotagem; método é similar a denunciado na Região Metropolitana (fotos divulgação) |
Um homem de 26 anos, de origem colombiana, foi abordado na tarde desta terça-feira (5) por praticar agiotagem no Centro de São Gabriel e teve material apreendido. A ação foi realizada pela Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, que apreenderam mais de cinco mil reais e diversos materiais usados para empréstimos com juros abusivos.
Como funcionava a agiotagem
Segundo o delegado Fabrício Lima Ferreira, o suspeito abordava as vítimas na rua e oferecia dinheiro com facilidade, mas cobrava parcelas diárias com altas taxas de juros. Os policiais encontraram com ele notas promissórias, blocos de anotações, cartões de visitas e outros documentos relacionados à atividade ilegal, além de mais de R$ 5,3 mil em dinheiro.
Com o colombiano, foram encontrados cartões de empréstimo com juros abusivos e característico de agiotagem |
Investigação da polícia
O delegado informou que há fortes indícios de que o homem faz parte de uma organização criminosa que atua em vários estados do país, praticando crimes de extorsão, lavagem de dinheiro e contra a economia popular e que teve casos detectados na Região Metropolitana gaúcha. Ele disse que será instaurado um inquérito policial para identificar as vítimas e os demais envolvidos na agiotagem.
Orientação às vítimas
A agiotagem é um crime que prejudica a sociedade e pode levar as pessoas a se endividarem ainda mais, além de gerar violência e corrupção. A Polícia Civil orienta que as vítimas desse tipo de crime procurem a Delegacia de Polícia de São Gabriel para denunciar os agiotas e colaborar com as investigações.
A ação da Polícia Civil e da Brigada Militar é fruto do trabalho integrado entre as instituições de segurança, que buscam combater a criminalidade e garantir a ordem pública em São Gabriel.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 05/09/2023 18h57
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com