Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

21 setembro 2023

CULTURA | São Gabriel recebe na próxima semana projeto de arte e educação patrocinado pela CMPC

Projeto terá oficinas de teatro e grafitti em muros, como esta realizada na cidade de Dom Feliciano (foto divulgação/CMPC)

O projeto “Arte por todo canto”, que leva graffiti, muralismo e teatro a cidades do interior do estado, chega a São Gabriel no dia 25 de setembro, próxima segunda-feira. O projeto é patrocinado pela empresa CMPC, por meio da Lei Rouanet, e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação.

Durante uma semana, o projeto vai oferecer oficinas gratuitas para jovens e professores, além de um espetáculo teatral aberto ao público em geral. O objetivo é promover a valorização da arte, a capacitação de educadores e artistas, o acesso à cultura e a formação de uma nova geração de jovens mais dedicados, críticos e conscientes.

A oficina de Graffiti e Muralismo vai ensinar noções básicas sobre essa forma de expressão artística para 15 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Ao final das atividades práticas, os participantes vão deixar um legado para a cidade, pintando um mural coletivo.

A oficina “O Teatro como ferramenta em sala de aula” vai capacitar os educadores a utilizarem as artes cênicas como estratégia de aproximação com os alunos, iniciando-os na arte teatral. Por meio de dinâmicas de grupo e jogos, o teatro é capaz de criar um ambiente propício para a transmissão de conhecimento, envolvendo os alunos de forma divertida e lúdica.

Ponto alto do projeto será o espetáculo teatral “Clownstrofobia”, que conta a história de um palhaço que tem medo de palhaços, com duas apresentações em 30 de setembro, ás 11 e 19h

O ponto alto do projeto será o espetáculo teatral “Clownstrofobia”, que conta a história de um palhaço que tem medo de palhaços. Serão duas apresentações em São Gabriel, abertas para toda a comunidade, tendo sempre um artista local fazendo a abertura do espetáculo no turno da noite.

O projeto “Arte por todo canto” já passou por Dom Feliciano e Barra do Ribeiro e, depois de São Gabriel, seguirá para São Francisco de Assis, Pantano Grande e Encruzilhada do Sul. A iniciativa é uma realização da produtora cultural Cida Cultural.

AGENDA EM SÃO GABRIEL
Oficina Graffiti e Muralismo
25 a 29 de setembro: das 13h30min às 16h30min, na EMEF Dr. Pedro Ferraz Neto, Av. Manoel Antônio de Macedo, 781, Bairro - Bom Fim); pintura do muro da própria escola

Oficina O Teatro como ferramenta em sala de aula
25 a 29 de setembro: das 18h30min às 21h30min – EMEF Ginásio São Gabriel (Av. Celestino Cavalheiro, 938)

Espetáculo Clownstrofobia - 30 de setembro
11h - EMEI Vó Edy (Rua Maria Adelaide, 03 – Bairro Progresso)
19h – Ginásio Champagnat (Avenida Mascarenhas de Morais, anexo à Escola Municipal Ginásio São Gabriel – Centro)
**Atração local (sessão das 19h): Dona Ritinha conta Histórias
 
Quem faz o “Arte por todo canto”
- Coordenação e Produção: Cristiane Ostermann, jornalista e produtora cultural, e Erica Buzelin, pedagoga, atriz, fundadora do grupo Real Fantasia
- Oficina de Graffiti e Muralismo: Marcus Vinicius, ator e bacharel em pintura, com trabalho voltado para o muralismo e arte urbana, integrante do grupo Real Fantasia
- Oficina Teatro como Ferramenta em Sala de Aula: Sergio Cesario, formado em Artes Cênicas e Letras, ator integrante do grupo Real Fantasia
- Espetáculo Clownstrofobia - Grupo Real Fantasia, grupo mineiro com 40 anos de trajetória, trabalha especificamente com teatro para crianças e vem se dedicando há muitos anos ao aprofundamento da pesquisa no universo da infância e todas as suas intercessões com o mundo da cultura.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 21/09/2023 18h47
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.