Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

24 setembro 2023

105 ANOS DE HISTÓRIA | 9º RCB comemora aniversário com formatura e grande festa

105 anos do 9º RCB, Regimento João Propício, foram comemorados na última sexta-feira, 22 de setembro, com formatura militar pela manhã e o jantar-baile festivo à noite, na Seven (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Na última sexta-feira, 22 de setembro, o 9º Regimento de Cavalaria Blindado, conhecido como Regimento João Propício, realizou as comemorações dos seus 105 anos de fundação, cuja data oficial é em 27 de setembro. A celebração foi realizada em dois momentos, com a formatura tradicional na parte da manhã, adaptada devido às fortes chuvas e à noite, com o jantar-baile festivo na casa Seven.


Jantar-baile lotou a Seven, com a presença de autoridades civis e militares para o evento

Devido ao mau tempo da manhã, a solenidade foi realizada nas garagens do Regimento, com boa presença de autoridades e convidados. A solenidade teve a entrega de diplomas de “Amigo do Regimento” e da Medalha João Propício, entregue respectivamente para colaboradores da instituição militar e para militares, pela mesma forma.

À noite, a unidade militar realizou seu tradicional jantar-baile nas dependências da casa noturna Seven, no Centro da cidade. O evento, que teve como cerimonialista Jaque Teixeira, contou com a presença do prefeito Lucas Menezes, da primeira-dama Larissa Acosta, além do curador do Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, Beraldo Figueiredo e militares da ativa, reserva, demais autoridades civis e militares, e demais convidados.

Comandante da unidade, Tenente-Coronel Camilo Mota, salientou a história e importância do Regimento para a comunidade local, estadual e nacional

Mota recebeu uma lembrança de Carlos Wolski, do tempo em que eram colegas de Exército

Confraria da Dança e Fitness realizou apresentação artística de tango

Noite foi encerrada com o baile animado pela Banda Hawai

O comandante da unidade, Tenente-Coronel Camilo Augusto de Lima Mota, agradeceu a todos e salientou a importância de estar comandando a unidade neste momento especial. “Estivemos aqui como aspirante a Oficial e Capitão, e agora como comandante da unidade, o que é uma honra para nós, que temos identificação com a Terra dos Marechais, por também fazer parte de sua história, seja nos momentos de paz, apoio à comunidade e colaboração com o Estado e a Pátria”, frisou à reportagem.

A noite ainda teve um pronunciamento do advogado, empreendedor e ex-militar da unidade, Carlos Eduardo Wolski (Considerado), que entregou uma lembrança dos tempos contemporâneos em que foi Oficial junto com o atual comandante e uma apresentação da Confraria da Dança e Fitness, por meio dos bailarinos Alex Muriel e Samara Garay, com número de tango. Antes das festas, o Tenente-Coronel Camilo Mota, junto com o subcomandante, Tenente-Coronel Giuliano Aragonez Guarienti e suas esposas, cantaram com todos o “parabéns a você”. O baile foi animado pela banda Hawaí, até o final do evento.

BREVE HISTÓRICO
O atual 9º Regimento de Cavalaria Blindado (9º RCB), situado na cidade de São Gabriel/RS, foi criado em 25 de fevereiro de 1915, mas só implantado três anos e meio depois, a 28 de setembro de 1918, com o nome de 2º Corpo de Trem, aquartelado na região de Monte Belo, Juiz de Fora, Minas Gerais. Já no ano seguinte, 1919, passou a denominar-se 4º Corpo de Trem e em 1921 teve novamente sua denominação alterada para 14º Regimento De Cavalaria Independente (14º RCI), com nova organização estrutural, só concluída em 1º de maio de 1922. 

A 29 de junho de 1924, o 14º RCI embarcou com todo o pessoal, material e animais de montaria com destino à sua nova sede em São Gabriel/RS. Após ser reembarcado na Estação Benfica da Central do Brasil, Rio de Janeiro, o Regimento seguiu destino, chegando em São Gabriel no dia 9 de julho às 17h30. Uma viagem de 11 dias por via ferroviária passando por diversas cidades.

Ainda nesse ano foi renomeado como 9° Regimento de Cavalaria Independente (9º RCI). Quando a tropa chegou em São Gabriel o aquartelamento ainda estava em construção, a qual durou de 1922 a 1925. A Companhia Construtora de Santos foi a principal responsável pela construção do atual quartel do 9º RCB.

Após 22 anos, em 1946, o 9° RCI passou a denominar-se 9º Regimento de Cavalaria (9º RC). No ano de 1937, a Unidade recebeu a denominação histórica de “Regimento João Propício”; justa homenagem ao Marechal de Campo João Propício de Figueiredo Menna Barreto, Comandante do “Exército do Sul” em 1864/1865, gaúcho de Rio Pardo.

Em 31 de outubro de 1968, o 9º RC teve sua estrutura profundamente alterada, deixando de ser hipomóvel e recebendo, a partir de 1º de janeiro de 1969, viaturas blindadas, passando à denominação de 9º Regimento de Cavalaria Blindado.

O Estandarte Histórico do 9º RCB é datado de 1941, sendo nele destacada a vitória brasileira, a comando do Marechal João Propício, na Batalha de Paysandu, em 1° de janeiro de 1865. O aniversário do Regimento é comemorado a 28 de setembro, data em que foi efetivamente implantado, em 1918.

Confira a transmissão do jantar-baile, realizada pelo portal Caderno7:


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/09/2023 14h03
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.