Associação dos Fiscais Agropecuários emitiu nota em defesa da atuação da fiscalização agropecuária em São Gabriel referente a barreira que apreendeu produtos sem fiscalização (foto divulgação) |
A Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro) divulgou uma nota em defesa da atuação da fiscalização agropecuária em São Gabriel. A nota foi publicada após um criador de conteúdo digital do município, que já foi candidato a vereador por três vezes, disseminar afirmações inverídicas sobre a atuação dos fiscais, segundo a entidade.
Na sexta-feira (21/7), a fiscalização agropecuária realizou uma barreira de trânsito em São Gabriel. A barreira foi realizada em parceria com a Brigada Militar (BM) e é uma atividade rotineira da fiscalização agropecuária em todo o Estado.
Foram abordados 23 veículos, sendo que dois carros transportavam produtos de origem animal sem procedência. Um dos veículos levava 17 queijos e 38 litros de leite cru em temperatura ambiente armazenados em 19 garrafas pet. No outro carro, havia uma caixa com 15 queijos. Todos os produtos sem inspeção foram apreendidos e inutilizados.
Os produtores foram orientados a procurar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para regularizar a produção. Nos dois casos, foi emitido auto de infração e apreensão.
A Afagro esclareceu que a fiscalização agropecuária é responsável por garantir a qualidade e a segurança dos produtos de origem animal. Os fiscais têm o dever de lavrar autos de infração, apreensão, inutilização e outros atos de fiscalização sempre que encontram irregularidades.
A nota da Afagro também afirmou que as informações divulgadas pelo criador de conteúdo digital são "falsas e inverídicas". A associação repudiou as afirmações e afirmou que elas prejudicam a imagem dos fiscais agropecuários e a credibilidade da fiscalização agropecuária.
Confira a nota na íntegra:
Nota em defesa da atuação da fiscalização agropecuária em São Gabriel
Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro), entidade que representa categoria de servidores que atuam na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Estado, vem a público esclarecer os fatos e manifestar-se em defesa de fiscal estadual agropecuária que atua em São Gabriel. Tal medida se faz necessária devido a mentiras que vem sendo disseminadas por criador de conteúdo digital do município que já foi candidato a vereador por três vezes.
Na sexta-feira (21/7) pela manhã, foi realizada barreira de trânsito em ponto estratégico de São Gabriel, onde há grande fluxo de veículos. Este tipo de atividade, realizada em parceria com a Brigada Militar (BM), é rotineira para a fiscalização agropecuária em todo o Estado. Ao contrário do que está sendo comentado pelo sujeito em questão, as abordagens são realizadas aleatoriamente e não de forma intencional. Na ocasião, cinco servidores integraram a equipe: dois fiscais estaduais agropecuários e três policiais da Patrulha Ambiental (Patram) da BM.
Foram abordados 23 veículos, sendo que dois carros transportavam produtos de origem animal sem procedência. Um dos veículos levava 17 queijos e 38 litros de leite cru em temperatura ambiente armazenados em 19 garrafas pet. No outro carro, havia uma caixa com 15 queijos. Todos os produtos sem inspeção foram apreendidos e inutilizados. Diferentemente do que vem sendo divulgado nas redes sociais, os produtos não foram pisoteados. O leite foi descartado no local e o queijo amassado com as mãos, tendo sido descartado no aterro municipal.
Os produtores foram orientados a procurar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para regularizar a produção. Nos dois casos, foi emitido auto de infração e apreensão. Cabe ressaltar que lavrar auto de infração, apreensão, inutilização e outros atos de fiscalização é uma obrigação do fiscal estadual agropecuário sempre que encontra irregularidades.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 02/08/2023 13h30
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com