Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

25 julho 2023

CELEBRANDO A HISTÓRIA | Rocha Negra Nº1 realiza eventos para comemorar seus 150 anos em São Gabriel

Comemorações pelos 150 anos da Loja Maçônica Rocha Negra Nº1 tiveram seu ápice neste sábado, com a inauguração de monumento e o jantar-baile festivo (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Concluindo as celebrações do Sesquicentenário (150 anos), a Loja Maçônica Rocha Negra Nº1, sob a liderança do Venerável Mestre Rony Marcon, realizou marcantes eventos no último sábado, 22 de julho. As comemorações contaram com a inauguração de um significativo monumento na entrada de São Gabriel, seguida de um memorável jantar-baile na casa noturna Seven, com a presença de diversos convidados.

INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO
Nesta primeira etapa, a Loja Maçônica Rocha Negra Nº1 reuniu maçons da cidade, região e Estado para a inauguração do monumento dos 150 anos. O monumento, em forma de pirâmide, foi idealizado pelo engenheiro Vasco de Oliveira Neto, projetado e assinado por Bruno da Luz e Luana Costa. Sua localização estratégica é no triângulo central de acesso à Avenida Antônio Trilha.

Em seu pronunciamento, Rony Marcon destacou o caráter humanitário e edificante da instituição (foto Gean Camargo Dorneles/especial)

Inauguração do monumento teve a presença de várias autoridades da Maçonaria da cidade e região

Tadeu Gomes Xavier, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, se fez presente e inaugurou o monumento junto com o prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes

Monumento, em forma de pirâmide, foi idealizado pelo engenheiro Vasco de Oliveira Neto, projetado e assinado por Bruno da Luz e Luana Costa

O Venerável Mestre Rony Marcon destacou que o objetivo do monumento vai além de um símbolo maçônico, sendo uma mensagem universal de fraternidade, respeito mútuo e amor ao próximo. A intenção é inspirar cada pessoa que se depare com o monumento a contribuir para um mundo melhor, independentemente de suas crenças ou origens.

Durante a solenidade, Rony Marcon expressou sua esperança de que a luz emanada por esse diamante perdure e continue a iluminar os corações da humanidade por muitos e muitos anos à frente. Para ele, o monumento também serve como um lembrete constante de que os valores universais e a sabedoria podem transcender o tempo, inspirando as futuras gerações a construir um mundo mais justo, amoroso e compassivo.

NOITE DE FESTA
Após a inauguração do monumento e a realização de uma Sessão Magna na sede da Loja Maçônica Rocha Negra Nº1, a festividade do Sesquicentenário prosseguiu na casa noturna Seven com um jantar-baile animado e emocionante. O evento foi prestigiado por um grande número de convidados, que testemunharam uma série de homenagens à trajetória da Loja Maçônica Rocha Negra Nº1 ao longo dos seus 150 anos de história.

Jantar-baile comemorativo aconteceu na Seven, na noite de sábado, com várias atrações

Rony Marcon salientou o legado construído pela Rocha Negra Nº1 na comunidade gabrielense

Venerável recebeu homenagem da Grande Loja Maçônica do Estado pelos 150 anos

Personalidades receberam homenagens por sua colaboração com a Rocha Negra

Loja Maçônica também entregou Comendas do Sesquicentenário a personalidades

Em um audiovisual exibido durante o jantar-baile, foram resgatadas as diversas fases da loja, desde a piedosa, com a iniciação de religiosos da Igreja Católica, até a fundadora e libertária, marcada pela libertação dos escravos em 1884. A benemérita, augusta e respeitável instituição também foi reconhecida por seu caráter humanitário, apoio ao Asilo São João e à Santa Casa de Caridade, e pelo compromisso educador, com a criação do Curso Noturno Rocha Negra para alfabetização de jovens e adultos, além da fundação da Escola Estadual XV de Novembro.

A noite foi marcada por emocionantes homenagens a personalidades que colaboraram com a loja ao longo dos anos, destacando-se o engenheiro Vasco de Oliveira Neto, os membros Marco Antônio dos Santos, Jorge Emanuel Falkemberg Stangarlin, Jaime dos Santos Ribeiro, Anderson Alexandre Maias da Rosa e os empresários Bruno Macali da Luz e Luana Centofante Costa, representantes da empresa Costa Frame Arquitetura.

O prefeito Lucas Menezes prestou uma especial homenagem ao Venerável Rony Marcon pelos 150 anos da Rocha Negra Nº1, e durante a solenidade, uma cápsula do tempo foi selada contendo cartas da loja e da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, que abordaram as expectativas para o futuro da Maçonaria.

Evento teve o "Parabéns a você" pelo aniversário da Loja Maçônica Rocha Negra Nº1

Noite foi encerrada com show do cantor Ricardo Barros e banda

A noite se encerrou com um delicioso jantar servido pelo Buffet Spin, de Juliana Medeiros, e um emocionante show musical do talentoso Ricardo Barros, que embalou os presentes durante toda a festividade.

Autoridades maçônicas, como Tadeu Gomes Xavier, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, e João Batista de Carvalho Siqueira, Grão-Mestre adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, marcaram presença, juntamente com ex-Grãos-Mestres Norton Valadão Panizzi e Rui Sílvio Stragliotto, além do Diretor de Assuntos Paramaçônicos do Grande Oriente do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Enrique Rodriguez Moreira, e outras autoridades civis e militares.

O Venerável Mestre Rony Marcon, junto à sua diretoria, agradeceu calorosamente a todos que prestigiaram o evento, tornando-o inesquecível e reforçando o compromisso contínuo com os valores de fraternidade e amor ao próximo.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 25/07/2023 15h18 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.