Operação policial cumpriu mandados expedidos pelo TRE nesta terça em Bagé, para investigar possível prática de rachadinha (foto PF/divulgação) |
Operação Coactum cumpriu mandados expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral
Bagé | A Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Estadual, deflagrou nesta terça-feira (6) a Operação Coactum, com o objetivo de apurar supostos crimes eleitorais, incluindo a inserção de declaração falsa em prestação de contas eleitorais, conhecido como "Caixa Dois Eleitoral", formação de organização criminosa, peculato e possíveis delitos contra a Administração Pública.
A ação policial resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão na cidade de Bagé, conforme determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).
As investigações revelaram a existência de desvio, solicitação e exigência de parte do salário de servidores públicos, por parte de agentes ocupantes de cargos na Prefeitura Municipal de Bagé, prática conhecida como "rachadinha". A operação recebeu o nome de "Coactum", fazendo alusão ao caráter compulsório da contribuição imposta aos servidores.
A Procuradoria-Geral do Município divulgou uma nota à imprensa informando que não recebeu qualquer notificação sobre os fatos apresentados na matéria e desconhece o teor da investigação. Além disso, destacou que está à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos necessários.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 06/06/2023 18h34
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com