Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

01 junho 2023

POLÊMICA | Vereadora Malu denuncia acordo entre Município e São Gabriel Saneamento para reajuste na taxa de esgoto

Malu afirmou na tribuna que município e São Gabriel Saneamento teriam feito acordo para reajustar taxa de esgoto até retornar o patamar anterior, até 2025; em nota, empresa quer atingir equilíbrio para universalizar saneamento e Prefeitura irá se manifestar nesta sexta (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Durante a sessão desta quinta-feira (1º), a vereadora Malu Bragança trouxe à tona um fato novo que tem gerado polêmica no município. A parlamentar obteve cópia de um processo contendo um termo de acordo entre a Prefeitura e a São Gabriel Saneamento, datado de 26 de maio, dentro da ação impetrada pela empresa em relação ao decreto que reduzia a taxa de esgoto, promulgado em 16 de março. 

De acordo com o acordo firmado, foi estabelecida uma readequação financeira para os próximos anos. A partir de maio de 2023 até maio de 2024, a taxa de esgoto será de 45%. Já de maio de 2024 a maio de 2025, o valor será de 50%. Surpreendentemente, em maio de 2025, a taxa retornará ao patamar anterior ao decreto, atingindo novamente 80%.

A vereadora Malu Bragança considera esse acordo um "presente de grego" para a população. Ela critica a forma como o município e a empresa estabeleceram os reajustes, questionando se a comunidade pode arcar com essas taxas para ter acesso a uma água de qualidade duvidosa. A parlamentar também aponta os problemas de saúde decorrentes da má qualidade da água, citando casos de crianças atendidas com problemas intestinais e estomacais nos serviços de pronto-atendimento.

Em sua fala, a vereadora questiona se as autoridades acreditam "que o povo é bobo ou idiota", reforçando a importância de se levantar uma voz em defesa da população. Segundo Malu Bragança, enquanto houver alguém que se pronuncie, o povo continuará protegido.

CONTRAPONTOS
Em contraponto, a São Gabriel Saneamento emitiu uma declaração, afirmando que não mediu esforços diante das demandas da comunidade e do poder executivo municipal. A empresa ressalta que as negociações foram conduzidas com ética e legalidade, com o objetivo de alcançar a universalização do sistema de saneamento de forma sustentável, levando em consideração o equilíbrio econômico-financeiro do contrato estabelecido com o município.

A Prefeitura, por meio da Comunicação Social, informou que irá se pronunciar oficialmente sobre o assunto nesta sexta-feira. A Procuradoria Jurídica está trabalhando intensamente para trazer esclarecimentos sobre essa questão delicada.

A população aguarda ansiosamente por mais informações e detalhes sobre o acordo, enquanto o debate sobre a qualidade da água fornecida pelo sistema de saneamento continua aceso no município de São Gabriel.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 01/06/2023 21h23
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.