Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

28 junho 2023

POLÊMICA | Boato sobre fechamento de escolas estaduais preocupa comunidade gabrielense

Estado estaria tentando transferir Escola Estadual Celestino Cavalheiro para o município, além de avaliar destino de demais escolas; alunos e professores realização manifestação nesta sexta (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Um boato tem circulado na comunidade de São Gabriel nos últimos dias, levantando preocupações sobre o possível fechamento de escolas estaduais. Segundo rumores, o Governo do Rio Grande do Sul estaria planejando transferir a responsabilidade do Ensino Fundamental para os municípios até 2026. Entre as escolas que seriam afetadas, especula-se que a Escola Estadual Celestino Cavalheiro poderia ser transferida para o município. No entanto, até o momento, nem a Secretaria Estadual de Educação nem a Prefeitura de São Gabriel confirmaram oficialmente essa informação, mas pairam algumas dúvidas no ar. 

De acordo com fontes, o Estado estaria se baseando na nova lei do Fundeb, que estabelece a obrigatoriedade exclusiva das escolas do Ensino Médio. No entanto, não há confirmação concreta sobre o plano de transferência. Diante dessa possibilidade, um grupo de alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) está se organizando para realizar uma manifestação na sexta-feira, dia 30 de junho, às 14 horas. A manifestação terá início na Escola em frente à Prefeitura e tem como objetivo impedir o fechamento das escolas.

Em relação a essa questão, a Secretaria Estadual de Educação respondeu que não há nada concreto no momento. Segundo eles, trabalham com o "objetivo de fortalecer a colaboração entre os entes federados e estão abertos ao diálogo com os gestores municipais para planejar a Rede de Ensino, garantindo infraestrutura e condições adequadas para a qualidade da educação".

Já a Prefeitura, que foi mencionada como possível responsável pela municipalização das escolas, informou por meio da Diretoria de Comunicação Social que o Estado nega o fechamento, mas insiste na transferência para o município. Além disso, foram mencionadas restrições de repasses de recursos em outras áreas para municípios que não aderirem à proposta, assim como ocorre com o transporte escolar. A Diretoria ressalta que, caso o município não assuma, o fechamento das escolas será a consequência.

A comunidade de São Gabriel segue aguardando informações oficiais e se mobiliza para garantir a continuidade do ensino nas escolas estaduais. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 28/06/2023 17h19
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.