Um acidente ocorreu na manhã de quinta-feira (25) no semáforo do cruzamento da Sebastião Menna Barreto com a Avenida Francisco Chagas, deixando um motociclista ferido. Segundo informações, o motociclista teria cruzado o sinal que estava fechado e colidiu na lateral de uma Toyota Hilux.
De acordo com imagens de vídeo divulgadas nas redes sociais, o sinal estava fechado e os veículos aguardavam a abertura. Diversos leitores confirmaram essa informação, reforçando que o motociclista desrespeitou a sinalização, provocando o acidente.
O motociclista envolvido no incidente foi identificado como Gabriel Langendorf, que, em um vídeo compartilhado nas redes sociais, afirmou que o semáforo apresenta defeito de regulagem. Ele alegou que a sinaleira abriu para uma via enquanto a outra continuava aberta, o que teria gerado confusão.
Outros leitores também compartilharam vídeos mostrando um sinal "tracejado" vermelho, sem contagem, o que pode ter causado dúvidas sobre a correta interpretação da sinalização. Este tracejado seria para os pedestres cruzarem na faixa, o que indica que o sinal segue fechado para veículos.
Em resposta aos acontecimentos, a Prefeitura informou que técnicos da empresa responsável pela instalação dos semáforos estiveram na cidade nesta quinta-feira (25) para verificar o sistema e instalar um nobreak. Segundo a administração municipal, não é possível que os semáforos estivessem com duas vias abertas simultaneamente, como relatado por alguns usuários.
Segundo a Prefeitura, quando um pedestre aciona o botão próximo à calçada para fechar o sinal aos motoristas, um sinal com dois pontos vermelhos era exibido para ajustar os tempos do semáforo. No entanto, fiscais da Secretaria de Segurança presenciaram, ao longo do dia, muitos motoristas cruzando esse sinal mesmo estando vermelho.
Durante a inspeção realizada pela equipe técnica, o sinal de dois pontos vermelhos foi removido, aumentando o tempo de contagem para motoristas e pedestres. O Secretário de Segurança, Antônio Vitor Teixeira, solicitou que os motoristas estejam atentos à cor dos sinais, em conformidade com as determinações do Código de Trânsito Brasileiro.
O acidente no cruzamento reacendeu o debate sobre a importância de os condutores respeitarem a sinalização de trânsito, bem como a necessidade de uma manutenção adequada dos semáforos para evitar situações perigosas nas vias públicas. A Prefeitura reitera o compromisso em solucionar eventuais problemas e garantir a segurança no tráfego da cidade.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 26/05/2023 09h09
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com