Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

26 maio 2023

MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO | Projeto "Expedição Educacional Na Trilha do Pampa" é apresentado no Campus São Gabriel da Unipampa

Trilha interpretativa que fica no Campus Verde da Unipampa estará a disposição das escolas de educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de junho (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Na tarde de quinta-feira (25), o Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Educação e diretoras das escolas de Educação Infantil (EMEIs) e Ensino Fundamental (EMEFs) para a apresentação do projeto "Expedição Educacional Na Trilha do Pampa". Coordenado pelos professores Cristiane Barbosa D' Oliveira Matielo e Rafael Plá Matielo Lemos, o projeto consiste em uma trilha interpretativa localizada no Campus Verde da instituição.

Iniciado em 2018 pelo professor André Copetti e a cargo da acadêmica Alice Leivas, o projeto era voltado inicialmente para o Ensino Médio. No entanto, recentemente foi atualizado para ser desenvolvido na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A trilha, que possui dez pontos temáticos, tem como objetivo ensinar aos pequenos a importância da preservação ambiental, visando formar indivíduos conscientes e fornecer percepção ambiental, conhecimentos ecológicos que também alcancem os adultos. A diretora do Campus, Luciana Benetti, salientou a importância do projeto e que a Unipampa está de portas abertas à comunidade gabrielense e regional. 

Equipes da Secretaria Municipal de Educação e diretores das escolas acompanharam a apresentação do projeto no Campus Sede da Unipampa São Gabriel

Diretora do Campi, Luciana Benetti, salienta a colaboração e importância da Unipampa com a comunidade gabrielense e regional

Uma das coordenadoras do projeto, Cristiane Matielo, salienta que o projeto objetiva ensinar mais sobre a educação ambiental para os pequenos

Com início previsto para o mês de junho, a expedição promoverá a educação ambiental por meio da vivência das crianças no ambiente natural, com a participação das escolas em uma trilha ecológica dentro da universidade. Alunos da Unipampa também estarão envolvidos no projeto, desenvolvendo atividades lúdicas relacionadas ao meio ambiente e ensinando práticas básicas de cuidado com a natureza.

Durante a apresentação, os participantes percorreram a trilha, que conta com os seguintes temas: Agrofloresta (apresentando práticas sustentáveis), Aventura Jurássica (paleontologia), Botânica Sensorial (conhecendo as plantas), Compostagem (reciclagem de resíduos orgânicos para produção de adubo natural), Cantinho das Artes, Cantinho da Integração (com música e apresentações), Cantinho das Aves, Vila das Abelhas (sobre apicultura com abelhas sem ferrão), Laguinho, Jardim das Fadas (estudo sobre musgos) e Hidrologia (sobre uso e preservação da água).

Projeto promove educação ambiental na Unipampa; presentes conheceram a trilha

Um dos pontos da trilha, a "Aventura Jurássica", ensina de forma simples a paleontologia para os alunos da rede pública de ensino

A Secretária Déia de Souza ressaltou o cuidado especial com a educação ambiental por meio do trabalho coordenado pela bióloga Julianne Munhoz, egressa da Unipampa. Ela destacou que a Expedição contribuirá significativamente para conscientizar as crianças, uma vez que elas exercem forte influência sobre seus pais.

Com essa iniciativa inovadora, a Unipampa e a Secretaria Municipal de Educação unem esforços para promover a educação ambiental desde cedo, despertando a consciência ecológica nas novas gerações e incentivando a preservação do meio ambiente. Através da imersão na Trilha do Pampa, as crianças terão a oportunidade de vivenciar experiências educativas enriquecedoras, que certamente deixarão uma marca positiva em seu aprendizado e na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Confira as fotos da apresentação da expedição:


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 26/05/2023 12h51
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.