Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

18 maio 2023

FIM DE UMA ERA | Rádio Cultura de Bagé encerra suas atividades após 76 anos de história

Rádio Cultura, "A Pioneira", encerrou suas atividades nesta quarta-feira, após 76 anos de atividades (foto Luciano Madeira/Folha do Sul)

Bagé -
A icônica Rádio Cultura de Bagé anunciou nesta quarta-feira (17) o encerramento de suas atividades após 76 anos no ar. A decisão, que pegou a comunidade local de surpresa, foi motivada por dívidas acumuladas ao longo dos anos, incluindo uma pendência de aproximadamente R$ 1 milhão com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), conforme informado pelo empresário e proprietário da emissora, Odilo Dal Molin.

A última transmissão da Rádio Cultura ocorreu na quarta-feira, marcando o fim definitivo das atividades da emissora. Era a única rádio de Bagé a operar simultaneamente nas faixas AM e FM, nas frequências 1460 AM e 107.5 FM. Dal Molin assegurou que realizou a indenização dos funcionários e efetuou o encerramento do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da emissora. Embora tenha destacado a irreversibilidade da decisão, o empresário afirmou estar aberto a negociações.

A apuração da reportagem revelou que a concessão da rádio estava vencida, o que também pode ter colaborado para a situação atual. Além disso, possíveis decisões equivocadas no âmbito comercial e editorial também desempenharam um papel significativo no encerramento das atividades da Rádio Cultura.

Fundada em 4 de julho de 1946 por Atahualpa Dias, a Rádio Cultura de Bagé era conhecida por sua programação diversificada, abrangendo desde noticiários até programas musicais e tradicionalistas. Um dos programas mais longevos da emissora, o "Visão Geral", apresentado por Edgar Abip Muza e equipe, tinha mais de 50 anos de história. Além disso, outros programas consagrados, como o "Alvorada Gaúcha", com Geraldo Saliba, e o "Sinuelo da Tradição", com Mario Medina, possuíam mais de três décadas de existência. O "Jornal da Cultura" também se destacava entre os programas mais tradicionais da emissora.

O fim repentino da "Pioneira" de Bagé gerou consternação entre radialistas e profissionais de comunicação, que lamentaram a perda de uma instituição que marcou a história da cidade. O encerramento das atividades da Rádio Cultura representa um marco na comunicação local, deixando uma lacuna na cultura radiofônica da região.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações dos jornais Minuano e Folha do Sul 
Data: 18/05/2023 21h29 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.