Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

28 abril 2023

CULTURA E MEMÓRIA | Rossyr Berny abre projeto 'Cadeira 41' da Academia Rio-Grandense de Letras com palestra sobre vida e obra de Mario Quintana

Jornalista, poeta e escritor gabrielense falou sobre vida e obra de Mario Quintana, na estreia do projeto Cadeira 41, na Academia Rio-Grandense de Letras, em Porto Alegre (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

O jornalista, poeta e escritor gabrielense Rossyr Berny foi o palestrante inaugural do projeto "Cadeira 41" da Academia Rio-Grandense de Letras, na tarde de quinta-feira (27), em Porto Alegre. Rossyr, que é acadêmico da instituição, abordou um tema desafiador em sua palestra intitulada "Quintana - Seu tempo e o tempo depois", na qual falou sobre a vida e obra do poeta Mario Quintana.

A palestra contou com a presença de um bom número de convidados na sede da Academia, no 10º andar do Edifício Santa Cruz, no Centro Histórico de Porto Alegre. Durante sua exposição, Rossyr recitou algumas poesias próprias e do autor homenageado, além de fazer paralelos entre Quintana e outro colega e amigo, o poeta Luiz de Miranda, falecido em 2022, ambos essenciais na cultura local.

Um seleto público compareceu ao evento, realizado na sede situada no Edifício Santa Cruz

Durante a palestra, Rossyr apresentou o prefácio assinado por Quintana para seu livro, "O Homem-Autômato", de 1976...

...cuja sessão de autógrafos foi prestigiada pelo próprio Quintana, bem como o aprendizado adquirido com o mestre

Rossyr ainda compartilhou algumas histórias sobre seu contato com Quintana, incluindo como o poeta escreveu o prefácio de seu livro "Homem-Autômato", lançado em 1976, e como ele visitava Quintana no Correio do Povo repetidamente para saber se o prefácio estava pronto. Quando o livro saiu, Quintana gostou muito da obra de Rossyr.

Encerrando a palestra, Rossyr recitou um dos últimos poemas de Quintana, intitulado "Carta Desesperada", e também recitou seu próprio poema, "Matemática do Amor". Ele convidou a todos a refletir sobre o legado deixado pelo poeta e como ele ainda impacta a literatura gaúcha.


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 28/04/2023 20h08 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.