O jornalista, poeta e escritor gabrielense Rossyr Berny foi o palestrante inaugural do projeto "Cadeira 41" da Academia Rio-Grandense de Letras, na tarde de quinta-feira (27), em Porto Alegre. Rossyr, que é acadêmico da instituição, abordou um tema desafiador em sua palestra intitulada "Quintana - Seu tempo e o tempo depois", na qual falou sobre a vida e obra do poeta Mario Quintana.
A palestra contou com a presença de um bom número de convidados na sede da Academia, no 10º andar do Edifício Santa Cruz, no Centro Histórico de Porto Alegre. Durante sua exposição, Rossyr recitou algumas poesias próprias e do autor homenageado, além de fazer paralelos entre Quintana e outro colega e amigo, o poeta Luiz de Miranda, falecido em 2022, ambos essenciais na cultura local.
Um seleto público compareceu ao evento, realizado na sede situada no Edifício Santa Cruz |
Durante a palestra, Rossyr apresentou o prefácio assinado por Quintana para seu livro, "O Homem-Autômato", de 1976... |
...cuja sessão de autógrafos foi prestigiada pelo próprio Quintana, bem como o aprendizado adquirido com o mestre |
Rossyr ainda compartilhou algumas histórias sobre seu contato com Quintana, incluindo como o poeta escreveu o prefácio de seu livro "Homem-Autômato", lançado em 1976, e como ele visitava Quintana no Correio do Povo repetidamente para saber se o prefácio estava pronto. Quando o livro saiu, Quintana gostou muito da obra de Rossyr.
Encerrando a palestra, Rossyr recitou um dos últimos poemas de Quintana, intitulado "Carta Desesperada", e também recitou seu próprio poema, "Matemática do Amor". Ele convidou a todos a refletir sobre o legado deixado pelo poeta e como ele ainda impacta a literatura gaúcha.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 28/04/2023 20h08
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com