Alunos da Escola Frei Plácido que representaram o Brasil em competição da NASA nos Estados Unidos ficaram em 3º lugar neste sábado (foto divulgação) |
A equipe de alunos da Escola Estadual Frei Plácido, de Bagé, conquistou a terceira colocação no NASA 2023 Human Exploration Rover Challenge (HERC), em Huntsville, no Alabama, neste sábado (22). A equipe composta pelos estudantes Isabélli Marques, Sofia Cuadros, Bernardo Freitas e Carlos Eduardo Munhoz construiu o rover Robotchê em sete meses de trabalho e dedicação, abdicando até mesmo das férias.
Os jovens foram os únicos representantes do Brasil na competição, que reuniu escolas e universidades de diversos países do mundo que confeccionaram rovers (veículos para exploração espacial, usados para explorar terrenos de outros planetas) e que neste caso, eram projetos realizados pelos alunos para percorrer trajetos que simulavam terrenos de outros planetas. O Robotchê era acionado a pedal e foi aprimorado nestes últimos meses antes da competição.
O rover da escola, pintado nas cores do Brasil, foi pilotado por Isabélli e Munhoz e passou por um percurso de aproximadamente meia milha, que inclui um campo simulado de detritos de asteroides, pedregulhos, sulcos de erosão, fendas e um antigo leito de rio. Os requisitos de peso e tempo do desafio incentivam a compactação, o peso leve, o alto desempenho e a eficiência do rover. A equipe bageense era a única caloura da competição, o que torna o feito ainda mais comemorado.
A viagem foi possível porque o Governo do Estado custeou as despesas de transporte, hospedagem e alimentação. Com a conquista inédita para uma escola pública da região, eles serão recepcionados por diversas outras escolas de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Educação ao desembarcarem em Bagé na quarta-feira (26).
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da 13ª CRE
Data: 23/04/2023 10h10
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com