Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

21 março 2023

Semana do Down | Atividades lembram a importância da inclusão em São Gabriel

Colaboradores e alunos da Pró-Down foram homenageados pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, nesta terça-feira; várias atividades serão realizadas até a quinta-feira, 23 de março (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Nesta semana, é lembrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, em 21 de março, onde conscientiza globalmente para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. Em São Gabriel, várias atividades até quinta-feira, 23 de março, lembram a data e nesta terça (21), a Associação Pró-Down foi homenageada na Câmara de Vereadores de São Gabriel.

Profissionais colaboradores da entidade foram homenageados pelo trabalho prestado em prol da inclusão


Alunos marcaram grande presença na sessão solene

Os profissionais colaboradores da entidade foram homenageados com Voto de Louvor, assim como os alunos da entidade receberam certificado de presença. Em nome da Pró-Down, a fisioterapeuta Denise Nasiniak agradeceu na tribuna aos vereadores e ao presidente Moisés Marques pelo reconhecimento à entidade, que atua há 18 anos no município. “Aproveito este espaço para reiterar a importância destes momentos a fim de trazer visibilidade a nossa busca diária por respeito e equidade, nessa longa caminhada inclusiva”, falou.

O vereador Sildo Cabreira, autor da Lei Municipal Nº 3.507/2013, que institui o Dia Municipal da Síndrome de Down, falou em nome dos vereadores. “Geneticamente, este também é chamado de O Cromossomo do Amor. São pessoas especiais, que, sobretudo, são muito bondosas, humanas e inteligentes. Elas superam tudo, até a deficiência, com muito amor. E essa é a maior lição que a gente deve levar a bondade e o coração puro deles. Vocês todos que estão aqui nos ensinam muito. Muito obrigado por vocês serem tão especiais e tão iluminados em nossas vidas”, falou Sildo, que também é pai da Helena, usuária da Pró-Down e que tem Síndrome de Down.

Denise Nasiniak, em nome da entidade, agradeceu o reconhecimento e destacou o papel da entidade na inclusão e acolhimento dos portadores da Síndrome de Down

Foram homenageados com voto de louvor o presidente da entidade, Ammar de Ávila Khatib; a vice-presidente e fundadora Maria Helena Fernandes de Jesus; a fisioterapeuta Denise Nasiniak; a psicóloga Gabriela Gonçalves; a educadora especial Marluce Dorneles; a educadora física Lisandra Amaral; a fonoaudióloga Gabrielle Borges; as pedagogas Maria Delcy, Simone Neves, Larissa Camargo e Isabel Quadros; a secretária da entidade, Natália Nasr; e as monitoras Elis Regina Alves Ramos, Beatriz Schultz e Isadora Ferrer. O aluno Felipe Fernando, também se manifestou com um apelo: "Viva a Pró-Down!"

A programação continuará nesta quarta (22) com a palestra "Síndrome de Down: Aspectos genéticos e neurofisiológicos", com a doutoranda em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadora de doenças neurodegenerativas Ana Carolina Martins. A palestra inicia às 9h30 no Auditório do 9º Regimento de Cavalaria Blindado e tem também apoio da Secretaria de Educação de São Gabriel. 

Finalizando as atividades, os alunos da Pró-Down visitarão o Palácio Plácido de Castro, sede da Prefeitura Municipal, na quinta-feira (23). A Pró-Down ainda recebeu nesta terça-feira, o valor do "Troco Solidário" (campanha em que os clientes destinam uma parte do troco ao pagar as compras em dinheiro) do Supermercado Engenho, em um total de R$ 3.833,80. 

A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 21/03/2023 17h39 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.