Rebelião causada por briga entre facções mobilizou forças de segurança na tarde deste sábado em Rosário do Sul; 14 apenados ficaram feridos (foto Julio Lemos) |
Uma briga que desembocou em rebelião deixou cerca de 14 apenados feridos no Presídio Estadual de Rosário do Sul, na tarde deste sábado (25). Havia apreensão por conta de supostas informações de mortos e feridos, o que não se confirmou. A rebelião começou por volta das 14h e foi controlada por volta das 16h30.
A situação teria sido causada por uma briga de facções que virou rebelião. Em vídeos que circularam nos grupos de WhatsApp e redes sociais, apenados estavam inclusive se refugiando no que pareceria ser uma cozinha, para escapar da confusão, com o chão cheio de sangue. Também é mostrado presos no pátio e um deles aparece com um revólver de cano curto. O vídeo é atribuído ao fato de Rosário mas ainda não foi confirmado pelas autoridades policiais.
Os Bombeiros foram acionados por volta das 14h40, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Familiares de apenados se aglomeraram na frente do Presídio em busca de informações, assim como em frente ao Hospital. Mas por volta das 16h30, a SUSEPE, Brigada Militar e Polícia Civil conseguiram controlar a situação.
Por volta de 19h a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) emitiu nota informando do fato. A situação foi controlada e o GIR-6 está fazendo a intervenção e revista na unidade prisional. Nenhum agente foi ferido e nenhuma arma foi tomada deles.
“A Susepe informa que na tarde deste sábado (23), no Presídio Estadual de Rosário do Sul, uma briga entre os apenados, com agressões, resultou em presos feridos que já estão recebendo o devido atendimento médico necessário. Não há óbitos na ocorrência. A situação já está controlada e o GIR-6 está fazendo a intervenção e revista na unidade prisional.
São 14 apenados feridos na briga entre presos, todos recebendo atendimento médico no momento. Destes, 8 estão recebendo maiores cuidados, entre eles um apenado que apresentou fratura no cotovelo e está no bloco cirúrgico agora. Os outros 6 estão em estado clínico estável.”
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Gazeta de Rosário e BEI
Data: 25/03/2023 20h20
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com