Após três anos, Homenagem a Iemanjá foi retomada com celebração em São Gabriel, na noite de quarta, 1º de fevereiro (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
Após três anos sem realização, centenas de fiéis prestigiaram a retomada da Homenagem a Iemanjá em sua 23ª edição, na noite de quarta (1º) às margens do Rio Vacacaí em São Gabriel. As festividades realizadas pela AUNEAFRO e Conselho de Povo de Terreiro com apoio da Prefeitura tiveram a chegada da mãe das águas pelo rio, após carreata, além dos ritos e bênçãos.
Grande número de terreiros e fiéis participou da festividade realizada no largo do Rio Vacacaí, junto a seu monumento |
Bambas da Orgia realizou apresentação artística com homenagem à mãe das águas |
Presença do público foi grande na festividade em São Gabriel |
A imagem saiu da Praça Fernando Abbott por volta das 20h40, conduzida em uma caminhoneta do Corpo de Bombeiros por várias ruas, até chegar à Praia da Alegria, no final da rua Barão de São Gabriel, onde foi conduzida em um barco escoltado por caiaqueiros pelo rio. A imagem chegou por volta das 21h30 no largo do Vacacaí, saudada efusivamente pelos fiéis que chegavam em grande número.
Vários terreiros de umbanda marcaram presença à celebração em grande número, o que comprova a expectativa gerada por conta do hiato forçado pela pandemia. O Bloco Bambas da Orgia fez uma apresentação em homenagem a Iemanjá. A festa teve a participação do presidente do Legislativo, vereador Moisés Marques, também como bablorixá, pela sua terreira Centro Africano do Pai Oxalá - Reino de Oxóssi. Além dele, esteve presente a vereadora Malu Bragança e segundo informações da assessoria, José João Barcelos.
A festividade foi até além da meia-noite, com a entrega das melancias e a realização dos passes, além dos pedidos dos devotos na beira do rio.
Confira as imagens do evento CLICANDO AQUI.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 02/02/2023 11h14
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com