Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

02 fevereiro 2023

Luto no jornalismo brasileiro | Morre Glória Maria

Com mais de 50 anos de carreira, Glória Maria morreu nesta quinta-feira aos 73 anos no Rio de Janeiro em decorrência de um câncer (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

A jornalista Glória Maria morreu nesta quinta-feira (1º) aos 73 anos. A profissional, que tinha mais de 50 anos de atuação no Grupo Globo, estava hospitalizada desde o começo de janeiro, no Hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro, em tratamento de um câncer reicidivante no cérebro. A morte dela foi anunciada no Bom Dia Brasil.

Pioneira como profissional que enfrentou o racismo e destacou também o espaço da mulher negra no jornalismo brasileiro, Glória Maria foi a primeira repórter a aparecer ao vivo no Jornal Nacional, além de apresentar o Fantástico e produzir reportagens de rua e especiais por mais de 100 países para os jornalísticos da emissora. Nos últimos anos, vinha apresentando o Globo Repórter, do qual teve de se afastar por causa do tratamento. 

Ela também se tornou a "rainha dos memes" na internet, ao fazer reportagens especiais na Jamaica em 2016, onde fumou a ganja (maconha) a convite de sacerdotes e andou de montanha russa (uma semana antes deste encontro), cujas caretas viraram meme na internet e ela soube aproveitar isso, na sua faceta de bom humor e simpatia sempre constante. 

Em 2019, Glória Maria realizou a palestra de abertura da 38ª Expoagas na FIERGS em Porto Alegre, a última antes da pandemia, onde ela falou sobre a necessidade de se reinventar. “Não reparamos quem somos porque passamos muito tempo olhando para a vida do outro. Nascemos para caminhar e mudar a cada dia” afirmou. Para isso, segundo Glória Maria, é preciso ter a capacidade de crescer, respeitar, aprender e superar. “Para atingir um objetivo, você precisa caminhar. E o primeiro passo sempre é o mais difícil”, afirmou.

Nascida em família humilde, Glória Maria afirma que o fato de ter nascido mulher, pobre e negra nunca foi motivo para acreditar que não poderia fazer algo. “Aprendi que não podemos viver exercitando o problema. Tento viver para a solução”, revelou. A partir disso, aprendeu que a superação dos próprios limites é algo necessário para a reinvenção. Para a jornalista, não existe fórmula para a reinvenção, mas sim uma condição de superação. “A vida tem o seu lado B, da barra pesada, e que nos faz crescer e melhorar. Se a gente continuar na zona de conforto, a gente não vive”, afirmou. Não ter medo de ousar, ter ideias pré-concebidas que limitam as possibilidades, ter experiências, correr riscos e nunca perder o senso de humor foram outras dicas que Glória Maria compartilhou com o público na ocasião. 

Em 2019, ela tinha assumido o comando do Globo Repórter junto com Sandra Annenberg. No mesmo ano, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão. O tratamento com imunoterapia teve sucesso. Depois, ela sofreu metástase no cérebro, que também pôde, inicialmente, ser tratada com êxito por meio de cirurgia, mas os novos tratamentos não avançaram. A jornalista deixa as duas filhas, Laura e Maria, de 14 e 15 anos, adotadas em 2009.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 02/02/2023 11h35
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.