Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

06 fevereiro 2023

ROCHA NEGRA Nº1: VOCÊ SABIA?


Considerada a pioneira da maçonaria no Rio Grande do Sul, participante e atuante em importantes momentos da história, a Loja Maçônica Rocha Negra N.º1 chega aos seus 150 anos de fundação em 29 de junho de 2023. Uma programação especial para contar a sua história está sendo preparada, além da celebração magna. 

Logotipo desenvolvido para os 150 anos

Um selo especial foi criado para lembrar a data da augusta e respeitável, como também é conhecida a Rocha Negra N.º1. As atividades serão divulgadas nas próximas semanas, mas se antecipa que o histórico da entidade será apresentado à comunidade e qual foi sua colaboração decisiva na história para a educação e saúde gabrielenses, onde muitos não sabem o papel importante desenvolvido pela Rocha Negra N.º1 para o progresso de São Gabriel.

Rony Fabio Marcon, atual Venerável Mestre da Rocha Negra N.º1

Cabe a Rony Fabio Marcon a missão de ser Venerável Mestre da Loja Maçônica Rocha Negra N.º1. no ano de seu sesquicentenário. "A Rocha Negra N.º1 além de ser um prédio histórico na cidade de São Gabriel, tem feitos que marcam muitos momentos da Terra dos Marechais e que tiveram fortes reflexos no Rio Grande do Sul e no Brasil. Nós, maçons que integram atualmente o quadro de membros da Loja, temos muito orgulho do passado recheado de grandes marcos de pessoas que tornaram-se memoriosos justamente pelas ações que visaram o desenvolvimento da nossa região e do Brasil. São Gabriel tem um histórico magnífico e a Rocha Negra N.º1 fica muito feliz em contribuir neste cenário" completa Rony.

Rocha Negra N.º1, localizada na Praça Dr. Fernando Abbott (foto Marcelo Ribeiro)

SAIBA MAIS
Fundada em 29 de junho de 1873, a Loja Maçônica Rocha Negra N.º1 teve em seus membros personalidades ilustres ao longo da sua história, como o Conde de Porto Alegre (Marechal Manoel Marques de Souza), o Barão de Candiota (Francisco Chagas), Jonathas Abbott, o médico gabrielense e presidente (governador) do Rio Grande do Sul, Fernando Abbott. 

Além desses, também foi membro o Deodoro da Fonseca, na época coronel, então comandante do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo de São Gabriel, que em 1889, viria a ser o proclamador e primeiro presidente da República do Brasil. Por tradição, os primeiros associados tinham que apresentar cartas de alforria de escravos (carta de libertação de escravos) para serem aceitos na Rocha Negra N.º1, e em 28 de setembro de 1884, a Loja Rocha Negra N.º1 celebrou em sessão magna o fim da escravidão em São Gabriel, com a alforria dos últimos 900 escravos que existiam no município, quatro anos antes da abolição nacional da escravatura, assinada pela Princesa Isabel, que ocorreu em 13 de maio de 1888.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.