Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

23 janeiro 2023

10 anos do incêndio na Kiss | Ações vão lembrar tragédia de Santa Maria

Várias ações e atividades, além das estreias de séries, lembrarão os dez anos da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, que ocorreu em 27 de janeiro de 2013 (foto reprodução/Google Maps)

Nesta semana, se completam dez anos do incêndio da Boate Kiss, conhecido também como Tragédia de Santa Maria, ocorrida em 27 de janeiro de 2013 e que vitimou 242 pessoas, entre elas 8 gabrielenses. Várias ações estarão sendo realizadas, principalmente no dia fatídico, entre elas o lançamento de duas séries e homenagens.

No dia 25, estreia a série "Todo Dia a Mesma Noite", na Netflix, baseada no livro de mesmo nome da jornalista Daniela Arbex e que foi gravada em Bagé, entre outros locais, dirigida por Júlia Rezende e no elenco, estão artistas consagrados como Debora Lamm, Thelmo Fernandes, Paulo Gorgulho, Bianca Byington, Leonardo Medeiros, Raquel Karro e Bel Kowarick – que interpretam personagens cujas vidas foram destroçadas pela perda dos filhos –, além de Erom Cordeiro e Laila Zaid, que dão vida aos policiais responsáveis por investigar o caso. 

O ator santa-mariense Flávio Bauraqui interpreta o advogado das famílias. Paola Antonini, Nicolas Vargas, Manu Morelli, Luan Vieira, Miguel Roncato e Sandro Aliprandini interpretam jovens vítimas da tragédia. O lançamento dividiu opiniões, entre os que apoiaram a exibição da série para que esta questão não seja esquecida e os que acham que o assunto não deve ser falado e "explorado financeiramente", o que não procede, pois  o objetivo é evitar o esquecimento da tragédia e que não se repitam mais estes casos movidos pela ganância. A série será dividida em cinco episódios. 

No dia 26, é a vez da estreia no Globoplay da série "Boate Kiss - A tragédia de Santa Maria", dirigida e apresentada pelo jornalista Marcello Canellas e também terá cinco episódios. A série foi produzida em parceria com a TV Ovo, coletivo audiovisual santamariense que é apadrinhado pelo jornalista. 

Em capítulos de aproximadamente 55 minutos, a produção refaz a sucessão de acontecimentos que levaram à morte dos jovens, e, principalmente, mostra as reviravoltas de um processo judicial cujo desfecho permanece imprevisível. O final da produção, que seria o julgamento, teve que ser alterado devido à anulação que ocorreu meses depois. O foco da produção foi ouvir os sobreviventes e as famílias das vítimas. 

Ele se colocou como parte da história, ainda mais por ter forte ligação com Santa Maria e por este sentimento, ter se envolvido e se colocado no lugar das famílias. Canellas ainda afirma que a produção é necessária para manter a memória viva para que tragédias como esta não se repitam e também pelo fato de que o júri dos réus foi anulado e terá de passar novamente pela Justiça, o que aumenta a aflição das famílias, mas que não faz elas desistirem, afirmou o jornalista. 

Em Santa Maria, uma programação extensa acontecerá de 25 a 28 de janeiro, realizada pela Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (Avtsm) em conjunto com o coletivo Kiss: Que Não Se Repita e o Eixo Kiss do Coletivo de Psicanálise de Santa Maria. Na quinta-feira (26), o Theatro Treze de Maio exibirá o primeiro episódio do documentário Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria. Na sexta (27), uma conversa sobre os motivos de contar esta história, com os jornalistas Daniela Arbex, autora do livro Todo Dia A Mesma Noite: A História Não Contada Da Boate Kiss e Marcelo Canellas diretor da série documental.

Nos espaços para discussão, a presença do cronista Fabrício Carpinejar no painel “Aniversariando Ausências”; os advogados Tâmara Soares e Pedro Barcellos Jr, e o diretor jurídico Paulo Carvalho em conversa sobre o tema “O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade?”; uma conversa entre as mães da tragédia, com a presença de Nilda Gomez, da ONG Famílias por la vida; e o painel “Por que prevenção vale a pena?” com o pesquisador Antonio Berto e o superintendente Rogério Lin.

A programação encerra no sábado (28), com missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira. Ao mesmo tempo, o coletivo está realizando o projeto "Tempo Perdido", onde oito vítimas do incêndio, sendo sete de Santa Maria e uma de São Gabriel, que foi a jovem Melissa Amaral Dalforno, são retratadas como estariam hoje se estivessem vivas. 

Confira a programação completa abaixo:

25/01 - Quarta
19h - Intervenção de Colagem de frases e fotografias compondo um caminho da Praça Saldanha Marinho até o prédio onde funcionava a Boate Kiss. Concentração na tenda da vigília (em frente ao Banrisul).

26/01 - Quinta
14h - Coletiva de imprensa no auditório da Sedufsm (Rua André Marques, nº 665)
16h - Acolhida (Praça Saldanha Marinho)
18h - Abertura (Praça Saldanha Marinho)
18h30 - 10 anos da AVTSM com Adherbal Ferreira, (pai Jhenifer e ex-presidente), Flávio Silva (pai de Andrielle e ex-presidente) e Gabriel Rovadoschi (sobrevivente e presidente da associação)
19h30 - Aniversariando Ausências com Fabrício Carpinejar (Poeta e cronista gaúcho)
21h - Exibição do primeiro episódio do documentário da GloboPlay “Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria” (no Theatro Treze de Maio) e painel com atividades simultâneas para aqueles que não quiserem assistir (na Praça Saldanha Marinho)
22h - Vigília e ações de homenagem em frente ao prédio em que funcionava a boate

27/01 - Sexta
10h - Abertura e culto ecumênico (Praça Saldanha Marinho)
13h45 - Soltura dos balões (Praça Saldanha Marinho)
14h - Mães y Madres: Kiss e Cromañón com Nilda Gomez (Familias Por La Vida – Argentina) e mães da AVTSM
15h30 - O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade? Com Tâmara Soares (advogada que representa a AVTSM no litígio internacional), Paulo Carvalho (pai do Rafael e diretor jurídico da AVTSM) e Pedro Barcellos Jr. (advogado que representa a AVTSM no processo penal)
17h - Por que prevenção vale a pena? Com Antonio Berto (pesquisador chefe do Laboratório de Segurança ao fogo e a Explosões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e Rogério Lin (superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e membro da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio – ABPP)
19h - 10 anos do ‘‘Kiss: que não se repita” e apresentação da campanha ‘Tempo Perdido’
20h30 - Por que contar essa história 10 anos depois? Com Daniela Arbex (jornalista e autora do livro Todo Dia A Mesma Noite: A História Não Contada Da Boate Kiss) e Marcelo Canellas (jornalista e diretor da série Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria)
22h - Encerramento com Juliana Pires (cantora santa-mariense)

28/01 - Sábado
20h - Missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do Diário e G1 
Data: 23/01/2023 11h22
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.