A Inspetoria de Defesa Agropecuária Estadual confirmou nesta segunda-feira (26) um caso positivo da doença de Aujeszky em São Gabriel, doença contagiosa que pode acometer suínos de criação. O caso foi identificado em uma propriedade da periferia rural do município, segundo a diretora do Departamento de Defesa Sanitária e Animal (DDA) da Secretaria de Agricultura do Estado, Rosane Collares. Desde o começo da manhã, uma força-tarefa está sendo organizada para avaliar e quantificar os focos que podem vir a existir.
Rosane informou que foram feitos os primeiros exames em três suínos da propriedade suspeita de foco junto ao departamento técnico do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e um deles deu positivo para Aujeszky, que é uma infecção viral não-transmissível para os seres humanos, mas que pode acometer rebanhos, principalmente suínos. O animal pode ter sintomas como tremores, manchas roxas pelo corpo, febre, hipersalivação e outros, a depender de fatores como a cepa viral, estado imune do rebanho faixa etária dos suínos. A doença pode acometer porcos de criação e também suínos asselvajados, como os javalis, e pode também acometer animais domésticos em contato com as vísceras do porco, como cães e gatos, nos quais pode ser fatal.
Nestes, o prurido e a automutilação tornam a doença conhecida como “peste de coçar”, e o óbito ocorre de dois a três dias após o aparecimento dos sintomas. A diretora informa que desde então, equipes de técnicos de inspetorias veterinárias estaduais de regiões habituadas a criação de suínos vão integrar a força-tarefa que irá visitar cerca de vinte propriedades do entorno da área de infecção para rastreamento e o plano de contingência.
São Gabriel não é uma região que tenha a tradição de criação de suínos para exportação, portanto a situação não causará problemas sócio-econômicos, mas certamente exige atenção nos criatórios locais”, ressaltou Rosane. Em São Gabriel, a pecuária familiar de suínos é praticada especialmente em um cinturão próximo à zona urbana, além de propriedades de subsistência por todo o interior.
Nesta terça-feira, o servidor estadual Antônio Carlos Ferreira Neto, chefe de gabinete do secretário de Agricultura Domingos Jorge Velho, visita o prefeito Lucas Menezes para tratar de ações visando a contingência desta infecção suína e outras parcerias estratégicas. Os trabalhos também contam com equipes da Inspetoria Veterinária Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 26/12/2022 15h06
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com