XII Baile do Chopp - Santa Margarida do Sul - CLIQUE AQUI

Agora em São Gabriel, Monson! Acesse nosso site e confira as ofertas

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Vestibular Urcamp - mais de 20 cursos para seu conhecimento

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Verão Peruzzo - Baixe o app Compre Peruzzo e comece a fazer suas compras online!

Panvel Farmácias - Compre e receba em casa

Danilo Pires - Assistência Técnica em novo endereço!

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

IPTU 2023 - Prefeitura de São Gabriel

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Vestibular Urcamp - mais de 20 cursos para seu conhecimento

Verão Peruzzo - Baixe o app Compre Peruzzo e comece a fazer suas compras online!

Inscrições abertas para o Fundo Social 2023 Sicredi Essência

Drª Ana Paula Ross Cirurgiã-dentista - você pode confiar!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

Mototáxi Confiança - Já pediu sua tele hoje? Nos chama!

Susana Gomes Terapeuta Corporal e Massoterapia - em novo endereço

Use Odontologia São Gabriel - Saúde bucal para você e sua família

26 dezembro 2022

Saúde animal | Após descoberta de doença em suínos de São Gabriel, Estado emite alerta

Alerta foi emitido pelas autoridades estaduais sanitárias e força-tarefa foi montada pela Inspetoria Veterinária Estadual no município para rastreamento e identificação de casos em São Gabriel (foto arquivo C7)

A Inspetoria de Defesa Agropecuária Estadual confirmou nesta segunda-feira (26) um caso positivo da doença de Aujeszky em São Gabriel, doença contagiosa que pode acometer suínos de criação. O caso foi identificado em uma propriedade da periferia rural do município, segundo a diretora do Departamento de Defesa Sanitária e Animal (DDA) da Secretaria de Agricultura do Estado, Rosane Collares. Desde o começo da manhã, uma força-tarefa está sendo organizada para avaliar e quantificar os focos que podem vir a existir.

Rosane informou que foram feitos os primeiros exames em três suínos da propriedade suspeita de foco junto ao departamento técnico do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e um deles deu positivo para Aujeszky, que é uma infecção viral não-transmissível para os seres humanos, mas que pode acometer rebanhos, principalmente suínos. O animal pode ter sintomas como tremores, manchas roxas pelo corpo, febre, hipersalivação e outros, a depender de fatores como a cepa viral, estado imune do rebanho faixa etária dos suínos. A doença pode acometer porcos de criação e também suínos asselvajados, como os javalis, e pode também acometer animais domésticos em contato com as vísceras do porco, como cães e gatos, nos quais pode ser fatal.

Nestes, o prurido e a automutilação tornam a doença conhecida como “peste de coçar”, e o óbito ocorre de dois a três dias após o aparecimento dos sintomas. A diretora informa que desde então, equipes de técnicos de inspetorias veterinárias estaduais de regiões habituadas a criação de suínos vão integrar a força-tarefa que irá visitar cerca de vinte propriedades do entorno da área de infecção para rastreamento e o plano de contingência. 

São Gabriel não é uma região que tenha a tradição de criação de suínos para exportação, portanto a situação não causará problemas sócio-econômicos, mas certamente exige atenção nos criatórios locais”, ressaltou Rosane. Em São Gabriel, a pecuária familiar de suínos é praticada especialmente em um cinturão próximo à zona urbana, além de propriedades de subsistência por todo o interior.

Nesta terça-feira, o servidor estadual Antônio Carlos Ferreira Neto, chefe de gabinete do secretário de Agricultura Domingos Jorge Velho, visita o prefeito Lucas Menezes para tratar de ações visando a contingência desta infecção suína e outras parcerias estratégicas. Os trabalhos também contam com equipes da Inspetoria Veterinária Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 26/12/2022 15h06
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.