Brasil chegou a estar ganhando na prorrogação, mas sofreu empate no final, foi para os pênaltis e perdeu para a Croácia por 4 a 2 nas cobranças (foto Globoesporte.com) |
Em um jogo que foi realmente difícil como esperado, o Brasil perdeu para a Croácia nos pênaltis por 4 a 2 e deu adeus à Copa do Mundo, realizada no Catar. O Brasil chegou a estar na frente com gol de Neymar aos 105 minutos da prorrogação, mas acabou sofrendo um empate a cinco minutos do fim, com Petkovic e nas penalidades, Marquinhos e Rodrygo erraram suas cobranças. O Brasil chega com isso, a igualar o último grande jejum sem títulos, de 1970 a 1994.
O jogo foi tenso o tempo todo, sendo que no primeiro tempo, a Croácia dominou o Brasil e anulou os principais jogadores, com boa marcação. As finalizações também eram problemáticas e no segundo tempo, o Brasil melhorou e tentou buscar o gol, mas que parava nas defesas de Livakovic.
Na prorrogação, a pressão seguiu grande e aos 105 minutos, Neymar driblou Livakovic e abriu o placar em um golaço. Parecia que o Brasil iria se classificar, mas em um vacilo em contra-ataque, Petkovic recebeu e marcou à direita de Alisson, levando o jogo para os pênaltis e o temor por conta do melhor aproveitamento do goleiro croata.
Rodrygo e Marquinhos erraram suas batidas, enquanto os croatas acertaram todas e assim avançaram à semifinal. Com isso, segue o tabu: desde o penta, em 2002, a seleção brasileira sempre caiu nas quartas quando enfrentou europeus. Foi assim em 2006 (França), 2010 (Holanda), 2018 (Bélgica) e agora 2022. Fim do sonho do hexa. E possivelmente, fim da era Tite na seleção, que já tinha anunciado que deixaria o comando da equipe independente dos resultados no Catar.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 09/12/2022 15h28
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com