A Brigada Militar lançou na manhã de sábado (17), a 53ª edição da Operação Golfinho, em ato conjunto com o lançamento da Operação RS Verão Total, do Governo do Estado. A solenidade de abertura ocorreu no Largo do Baronda, na avenida Beira-mar, em Capão da Canoa, e teve a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, dos oficiais do Comando-geral da Instituição e representações das diversas atividades da BM.
A Operação Golfinho é a maior mobilização institucional da Brigada Militar, e busca atender a comunidade que se desloca massivamente para a região do litoral nos meses de veraneio. Além disso, também são reforçadas as ações nos balneários de água doce no interior do RS.
Serão reforçados o policiamento ostensivo preventivo e repressivo, com apoio de policiais militares de todo o Estado. As atividades especializadas também estarão prontas para atuar, com guarnições do Comando Rodoviário, Comando Ambiental, Batalhão de Aviação, Batalhão de Operações Policiais Especiais e Comando de Polícia de Choque. Viaturas, motocicletas, embarcações e aeronaves estarão sendo empregadas nas ações, juntamente com o efetivo destacado para a missão.
Os balneários também terão a presença das Bases Móveis Comunitárias, bem como o calendário de atividades da Escolinha ABC do Trânsito, do Comando Rodoviário, e as apresentações musicais da Banda de Música da Brigada Militar.
No litoral norte, as ações serão coordenadas pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral, e no litoral sul, pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul.
Mais uma vez, a comunidade gaúcha poderá contar com a Brigada Militar para a garantia de um veraneio tranquilo, de Torres ao Chuí, e balneários de água doce no interior do Estado.
Operação Verão Total
Até março de 2023, 37 órgãos e entidades do Estado vão atuar de forma integrada, em parceria com prefeituras, para garantir a ampliação dos serviços nas cidades que costumam receber grande número de visitantes na alta temporada.
Os municípios terão presença reforçada de guarda-vidas, policiamento, operações de trânsito – como a Balada Segura –, ações de acessibilidade – a exemplo do Rede Praia Acessível –, monitoramento da qualidade das águas, por meio do Balneabilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), além de investimentos na rede de saúde e em infraestrutura viária.
A segurança pública será a área mais reforçada, com 5.398 agentes de segurança atuando na operação – entre Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS).
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Brigada Militar
Data: 17/12/2022 17h46
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com