Nome do General Valério Stumpf Trindade é cogitado para o comando do Exército no próximo governo (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Na transição de governo, está também a escolha do comando-geral do Exército Brasileiro, o que deve ser feito em breve pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E um gabrielense está entre os cotados para o cargo, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Valério Stumpf Trindade, 62 anos. Tanto os jornais Estado de São Paulo quanto a Zero Hora abordaram o assunto neste sábado, 5 de novembro.

O nome de Stumpf é cogitado porque analistas políticos cogitam que Lula pode escolher entre os generais mais antigos, onde o militar gabrielense se encontraria. O general assumiu a Chefia do Estado-Maior do Exército em Brasília no mês de maio, após deixar o Comando Militar do Sul. 

O perfil dele é analisado por que ele, entre os cotados - além dele, são candidatos ao cargo os generais Julio Cesar de Arruda (chefe do Departamento de Engenharia e Construção), Tomás Paiva (Comandante Militar do Sudeste) e Estevam Theophilo (Comandante de Operações Terrestres) - Stumpf foi o segundo a atingir o posto de quatro estrelas.

Ele é considerado neutro em política e também tem um dos currículos mais admirados pelos colegas, sendo que já teve passagens por missões da ONU na Angola e Bósnia e exerceu funções diplomáticas na embaixada do Brasil no Reino Unido. Em abril de 2022, o general retornou à terra natal para receber do então prefeito Rossano Gonçalves, a Medalha Plácido de Castro, a maior honraria do município, em solenidade realizada no 9º RCB.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 05/11/2022 13h20 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.