Unipampa São Gabriel iniciou uma série de atividades para conscientizar a população de sua importância e protestar contra os cortes orçamentários (fotos Marcelo Ribeiro/Portal Caderno7) |
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel, iniciou uma série de atividades para mostrar à comunidade sua importância e o quanto ela pode ser afetada pelos cortes orçamentários realizados pelo Governo Federal pelo Ministério da Educação - MEC, nesta quinta (13) e irão até o dia 18 de outubro, quando está prevista uma mobilização nacional. A programação, chamada de "Tira a mão da Federal", tem aulas públicas, atos públicos, exposições e rodas de conversa, além de manifestação nacional.
As primeiras atividades foram aulas públicas no Campus da Unipampa, situado no Bairro Universitário-Piraí, na BR-290, nos períodos manhã e tarde e no fim da tarde, aconteceu o projeto "Retomada Cultural" na Câmara de Vereadores, ministrado pelos professores José Ricardo Ribeiro e Rafael Cabral Cruz, com um bom comparecimento de estudantes e comunidade.
Atividade na Câmara de Vereadores teve presença de bom público no começo da noite desta quinta |
Inicialmente, estaria prevista a realização de ato simbólico no ônibus que leva os estudantes à Unipampa e uma exposição de trabalhos e pesquisas realizadas pela Universidade na Praça Fernando Abbott, mas estas foram adiadas para 18 de outubro, quando está prevista uma Manifestação Nacional contra o desmonte da Educação, em todas as universidades. O Sarau e a Roda de Conversa estão mantidos para às 18h30, no Campus da Unipampa e são abertas ao público.
Os estudantes informam que o evento tem o intuito de mostrar a importância da universidade para a cidade e quanto os cortes estão sendo prejudiciais ao andamento da Unipampa, que foi tão essencial na pandemia com os exames de covid-19.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 13/10/2022 22h03
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com