Nesta segunda (31) uma das polêmicas pós-eleição foi uma suposta lista de empresas e profissionais que seriam supostos apoiadores do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Gabriel, gerou discussões e críticas nas redes sociais. O Delegado José Soares Bastos informou que ainda não foram registradas críticas, mas quem se sentir ofendido, procure a devida reparação.

A lista trazia mais de cinquenta nomes de empresas e profissionais autônomos, entre advogados, fotógrafos, empreendedores que atuam na comunidade gabrielense, acusadas por bolsonaristas de serem eleitores ou apoiadores do candidato Lula. "Boa noite! Temos que colocar aqui os estabelecimentos de esquerda e não irmos mais", diz a mensagem em tom de ameaça, sem autoria definida. Na lista, inclusive profissionais de imprensa são citados.

Segundo informações, há alguns citados incorretamente na lista até por serem apoiadores do próprio lado que seria o acusador. Até o começo da manhã de segunda, o Delegado Bastos informou que não tinham chegado registros de ocorrência, mas solicita que quem tiver sido ofendido, procure a Delegacia para registro. Algumas pessoas já procuraram a Delegacia e deverão procurar a Justiça para reparação. Isso é crime, enquadrado nos artigos 138 e 139 do Código Penal, como calúnia e difamação respectivamente.

O caso não se registra somente em São Gabriel; leitores de Rosário do Sul também informaram que uma lista parecida está circulando no município e o colega Rafael Nemitz, de Santiago, confirmou também que uma lista similar está circulando na cidade. Cidades do Brasil também registram o caso, que vem gerando medo e que está levando o Ministério Público a agir nos estados de Santa Catarina e Pará.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 31/10/2022 19h14
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.