Nesta segunda-feira, 3 de outubro, um símbolo dos gaúchos completou 153 anos. O Mercado Público de Porto Alegre, conhecido por suas bancas e por ser mais do que um centro de abastecimento no coração da capital dos gaúchos, é um espaço múltiplo cultural. Para comemorar a data, um bolo que reproduziu a arquitetura do prédio foi servido aos presentes. A reportagem do site esteve conferindo o local no último dia 22 de setembro.
Espaço funciona com bancas de vários produtos e serviços de segunda a sábado, mas há possibilidade de abertura aos domingos |
No Centro do Mercado está o Bará, tombado como patrimônio cultural e histórico de Porto Alegre |
Fundado em 3 de outubro de 1869 e aberto de domingo a domingo, o Mercado tem várias bancas que ofertam serviços e vendem os mais diversos gêneros, além de gêneros alimentícios variados. São açougues, agropecuárias, armazéns, bazares religiosos, artesanato, bebidas, restaurantes, bares e lancherias, bombonieres, cafeterias, erva mate e artigos gaúchos, fiambrerias, floras, fruteiras, padarias, peixarias, produtos naturais, produtos para confeitaria e embalagens, serviços e sorveterias.
O Mercado Público teve seu segundo andar reaberto recentemente, após nove anos do incêndio que danificou o local e reviveu novamente. No andar, funcionam os os restaurantes Bar Chopp 26, Taberna, Pizza Veg (antigo Telúrico), Mamma Julia, Sayuri e sorveteria Beijo Frio; além destes, já está funcionando no local a Associação de Artesãos Porto Alegre Solidária.
Segundo andar foi reaberto no dia 5 de setembro, com a retomada das atividades dos restaurantes do local e até o final do ano, a Prefeitura deverá licitar 11 novos espaços |
Segundo piso também abriga exposições culturais variadas |
No Centro do Mercado Público, há uma simbologia religiosa especial e que no ano passado, foi tombado como patrimônio histórico-cultural de Porto Alegre: o Bará do Mercado Público, representado por um mosaico no cruzamento do passeio entre as bancas. Segundo as versões, o Bará teria sido assentado (fixado em algum objeto por meio dos rituais) por escravos ou pelo Príncipe Custódio, no começo do Século XX.
Além de abrir caminhos, o Bará ainda representa o trabalho e a fartura. É daí que vem a tradição de jogar dinheiro no centro do Mercado Público. Celebrações religiosas são costumeiramente realizadas ali, como no Dia de São Pedro e do Bará Lodê, em 29 de junho e o Dia de Santo Antônio, que também é do Bará, em 13 de junho.
Bancas oferecem uma infinidade de gêneros alimentícios e vários produtos, culturais, religiosos e utilidades |
No dia em que visitamos, exposição e venda de antiguidades estavam sendo realizadas no Mercado Público da capital |
Visão do segundo andar dá ideia da grandeza do Mercado Público de Porto Alegre |
Para chegar ao segundo andar, há duas escadas rolantes e os elevadores, além de escadarias. O Mercado abriga também exposições culturais temporárias - na época, havia a exposição cultural "Influência", de Henrique Fagundes da Costa e do fotógrafo Eduardo Rocha. No último dia 29, o Mercado voltou a receber exposições e eventos, sendo a primeira a Exposição de Orquídeas e nos próximos dias 7 e 8 de outubro, o Projeto Identidade Gaúcha, com shows e oficinas culturais.
O Mercado Público de Porto Alegre funciona de segunda à sexta, das 7h30 às 19h30 (portões), restaurantes até às 22h (opcional); nos sábados, das 7h30 às 18h30, restaurantes também até às 22h; e nos domingos, os restaurantes funcionam das 10 às 16h e a Prefeitura de Porto Alegre deverá autorizar o comércio a funcionar aos domingos em breve. O Centro de Informações Turísticas funciona das 9 às 18h, de segunda à sábado. Quem estiver em Porto Alegre, vale a pena conferir.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 03/10/2022 18h55
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com