Semana da Pátria foi oficialmente aberta em São Gabriel nesta quinta-feira, 1º de setembro, após dois anos sem comemorações devido à pandemia (foto Marcelo Ribeiro/Portal Caderno7)

Com foco na inclusão, a Semana da Pátria comemorativa aos 200 anos da Independência do Brasil foi oficialmente aberta em São Gabriel na manhã desta quinta, 1º de setembro, na Praça Fernando Abbott. A abertura, que foi concentrada no Espaço Cívico Mascarenhas de Moraes, teve a participação de alunos atendidos pelo Atendimento Especial Especializado da Secretaria de Educação no revezamento do Fogo Simbólico da Pátria.

O prefeito Lucas Menezes, que estava na Expointer em agenda, foi representado pelo Secretário Municipal de Educação, Edjor Lopes Borges. A chama votiva da Pátria foi trazida da 13ª Cia Com Mec para a Praça por militares e alunos da rede municipal de ensino e na chegada, começou um revezamento com alunos portadores de necessidades especiais variadas. Em um dos momentos mais tocantes da cerimônia, a tocha foi entregue ao secretário de Educação pela estudante Maria Clara Aurides Nunes Bittencourt, aluna da sala de recursos da Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha.  A execução do Hino Nacional foi feita pela banda do 9º Regimento de Cavalaria Blindado e entoada pelos alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar.

O comandante da Guarnição Federal e do 6º Batalhão de Engenharia de Combate, Coronel Orlando Marin, pronunciou a Oração Cívica. “É muito importante ver a sociedade civil acolhendo este ato cívico pelos 200 anos do nosso Brasil, uma nação jovem onde temos muito ainda a aprender, e onde buscamos valorizar cada vez mais nossos valores e princípios”, ressaltou.

Em nome do prefeito Lucas Menezes, o secretário Edjor frisou a importância do patriotismo como força da unidade nacional. “Independente de credo religioso e principalmente de ideologias políticas, devemos enfatizar que este é o nosso país, este é o nosso Brasil, e só temos uma maneira de alcançar o país que queremos, e é através da Educação˜, salientou. 

Após os atos formais da cerimônia, foi encenada uma peça teatral por alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, sobre a importância histórica do bicentenário da Independência do Brasil.  Dentre as autoridades, compareceram à cerimônia o Chefe do Poder Legislativo, presidente da Câmara vereador Sildo Cabreira (PDT) e a chefe do Poder Judiciário, juíza Juliana Neves Capiotti, diretora do Foro da Comarca. A promotora de Justiça Marina Lameira representou o Ministério Público.  Além do comandante da Guarnição Federal, tenente-coronel Marin, também participaram as demais autoridades militares, o comandante do 9º RCB, Coronel Adriano Rossetti de Souza Dias; o comandante da 13ª Companhia de Comunicações Capitão Lucas Eduardo de Freitas Catirse, e o comandante do Colégio Tiradentes e Guarnição Estadual, Major Gerson Mello. 

Os vereadores Moisés Marques (PL), Írio Rodrigues (PDT) Raniere Moreira (União Brasil), José João Barcellos (PL) e Luiz Fernando Lopes (Kiko Lopes, Patriota) também prestigiaram o evento.  A Comissão Organizadora da Semana da Pátria na Secretaria de Educação é formada pela coordenadora de eventos da pasta, professora Miguelina Weber, e os professores Leandro Chaves, Adriano Teixeira, João Neme e Jaime Santos.

Confira a solenidade:

Fotos - CLIQUE AQUI

Transmissão ao vivo

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 01/09/2022 14h49
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.