Pira olímpica da competição, que irá até quinta-feira no 9º RCB, foi acesa por Eduarda, filha do homenageado, professor Pelé e pela Secretária de Educação, Ângela Assis Brasil (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

A Secretaria Municipal de Educação iniciou na manhã desta terça-feira (27), a 8ª edição do Troféu de Atletismo Escolar, que leva o nome do saudoso professor Luiz Celcio Araújo, Pelé, falecido em dezembro de 2020. A competição vai até quinta-feira (29) no Estádio Mascarenhas de Moraes, pista atlética do 9º Regimento de Cavalaria Blindado (9º RCB).

A abertura da competição contou com a presença da filha do homenageado. Aluna da Escola Carlota Vieira da Cunha, Eduarda Severo Araújo, carregou a tocha olímpica e, junto com a secretária interina de Educação, professora Ângela Assis Brasil, foi responsável pelo acendimento da pira olímpica. O desfile das delegações estudantis marcou a apresentação das escolas que disputam os jogos deste ano. A Secretaria Municipal de Educação confirmou a inscrição de 22 instituições de ensino, entre elas, escolas de Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul.

Nesta edição da competição, que é retomada após dois anos de pandemia, o troféu terá na tarde de quinta, último dia, a partir das 14h, uma competição especial para estudantes com necessidades especiais ou deficiências físicas. "A finalidade do evento é promover, através da prática desportiva, a inter-relação sócio-afetiva, educacional e cultural entre os jovens que fazem parte do sistema educacional, propiciando aos mesmos, a oportunidade de participar na construção da cidadania, elevando os ideais de fraternidade, solidariedade e a cultura da paz", explica a secretária.

A abertura oficial do troféu contou com a presença da secretária interina de Educação, professora Ângela Assis Brasil; presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Sildo Cabreira do Poder Legislativo; comandante da Guarnição Militar Federal e o 6º BE Comb, coronel Orlando de Oliveira Marin; Comandante do 9º RCB, tenente coronel Adriano Possetti Souza Dias; comandante da 13ª Cia Com Mec, capitão Lucas Eduardo de Freitas Catirse; e do assessor de gabinete da prefeitura de Santa Margarida do Sul, Elvis Ferreira de Moraes.

As competições são as tradicionais do atletismo, como provas de corrida, saltos, lançamento de peso de acordo com a idade dos atletas, entre outros, nos períodos da manhã e tarde na pista do 9º RCB. A competição é sempre realizada antecipadamente aos Jogos Intercolegiais da Primavera (JINCOP) que serão retomados este ano em novembro. 


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 27/09/2022 17h45
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.