Eleição sem fim: em reunião do Conselho Diretor da FAT/Urcamp, recurso da Chapa 2 foi acatado e resultado da eleição teria sido modificado, gerando protesto de alunos (foto Marcelo Ribeiro/arquivo C7)

Bagé -
Após uma perícia no resultado em que deu a vitória a Chapa 1, o Conselho Diretor da Fundação Áttila Taborda (FAT), fundação da qual faz parte o Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), mudou o resultado da eleição. A Chapa 2, que tem como candidatos Lia Quintana e Derli Siqueira, entrou com recurso e este foi aceito pelo Conselho por 10 votos a 3, modificando o resultado da eleição e dando como reeleita a atual Reitora, segundo o jornal Extra Classe.

O recurso pediu a revisão da fórmula de cálculos da votação e a vitória  da Chapa 2, o que foi acatado pelo conselho. Com a fórmula de cálculo apresentado pela Chapa 2 em seu recurso, diminui a a importância dos votos dos alunos, que davam vantagem à Chapa 1. A reunião teve discussões e durou mais de quatro horas nesta segunda (12). 

No último dia 5, a comissão eleitoral homologou a Chapa 1 como vencedora, então com o professor Antônio Evanhoé Ferreira de Souza Sobrinho para reitor e, para vice-reitor, Guilherme Cassão Marques Bragança. A Chapa 1 informou que deverá recorrer da decisão.

O recurso
O recurso da Chapa 2 pediu a suspensão dos efeitos do resultado da eleição enquanto o mérito é julgado. Este invoca o Estatuto da FAT/Urcamp, questiona a validade da contagem, apresenta tabelas e cálculos pelos quais sairia vencedora do pleito, solicita à FAT que faça um exame detalhado da contabilização dos votos e, por fim, conclame a Chapa 2 como vencedora do processo eleitoral. O documento foi assinado pelos candidatos no dia 8 de setembro.

Protesto
Por conta desse novo impasse, estudantes da Urcamp farão protesto no Campus Central em Bagé nesta terça-feira (13) a partir das 19 horas. Segundo informações, a mobilização é organizada por estudantes, que estariam insatisfeitos com a situação. A Chapa 1 obteve a maior parte dos votos com os estudantes, mas o peso é menor - Professores tem peso 70, funcionários 20 e alunos 10. A informação é que alunos dos campi estariam se mobilizando para ir a Bagé participar do ato na noite de terça.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do jornal Extra Classe 
Data: 12/09/2022 22h50
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.