Eleições na Urcamp registraram empate entre as Chapas 1 e 2, o que deverá ser definido durante a semana (foto arquivo C7) |
As eleições no Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) ainda não tem um vencedor até o momento. Isso porque embora tenha vencido com larga vantagem entre os alunos, a Chapa 1, de oposição, não foi declarada vencedora por causa de um empate técnico devido ao voto de professores e funcionários ter maior peso de acordo com o estatuto. A apuração foi concluída na noite de sexta (2) e o desempate deverá ser definido ao longo da semana.
A chapa que sairia vencedora do pleito, chamada de "Renovação", é encabeçada pelos professores Antônio Evanhoé Ferreira de Souza Sobrinho (reitor) e Guilherme Cassão Marques Bragança (vice-reitor), teve ampla vantagem no voto dos alunos e pela contagem, teria vencido o pleito com pequena diferença de votos. Segundo o jornal Extra Classe, do SINPRO/RS, uma perícia seria feita para validar o resultado e até o final da noite de ontem, estavam à espera de um perito.
A Chapa 2, que teria sido derrotada, é liderada por Lia Maria Herzer Quintana (reitora) e Derli João Siqueira (candidato a vice-reitor). Lia busca a reeleição para seu quarto mandato à frente da Universidade. A contagem dos votos, cuja votação foi manual, chegou a ser transmitida via internet, mas foi interrompida próximo das 18h, após sete horas de transmissão.
O empate técnico teria ocorrido porque o voto de professores e funcionários tem maior peso do que o de alunos, e a Chapa 2 teria diminuído a desvantagem. A apuração começou na tarde de sexta, após o transporte das urnas até o campus central em Bagé e após protesto da Chapa 2 devido ao lacre nas urnas de uma das unidades e mediante acordo entre as duas chapas, mediado por advogados e pela comissão eleitoral.
O pleito ocorreu no dia 1º de setembro simultaneamente nos cinco campi da instituição (Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel e Santana do Livramento), das 8h às 22h, com a participação de professores, funcionários e alunos. A posse da nova reitoria será no dia 12 de dezembro, para comandar a Instituição a partir de 1º de janeiro de 2023 até o ano de 2026.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 03/09/2022 10h56
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com