Durante três dias, alunos do curso de Jornalismo da Urcamp realizaram visitas técnicas que agregaram ao conhecimento adquirido na universidade, em Porto Alegre

Após dois anos de pandemia, o Curso de Jornalismo da Urcamp, presente no presencial e EAD, voltou a realizar as atividades de visitas técnicas no último final de semana, em Porto Alegre. Nos dias 22 a 24 de julho, coordenados pelos professores Glauber Pereira e Cristiane Pereira e com a participação do professor Jeferson Vainer, alunos do Curso visitaram vários canais de comunicação, órgãos públicos e privados ligados à comunicação na capital do Estado, além de pontos de interesse cultural, artístico e social, para conhecer seu funcionamento e também adquirir conhecimento associado aos conteúdos ensinados pelo curso. 

Primeiro ponto do dia foi no Estádio Beira-Rio, onde alunos conheceram o local e conversaram com a coordenadora de marketing do Inter, Valéria Pereira (foto divulgação/Urcamp)

Entre os locais visitados, a sala de coletivas de imprensa do clube, onde os técnicos e jogadores falam aos jornalistas

PRIMEIRO DIA
No primeiro dia, os alunos, vindos de Bagé e de São Gabriel, realizaram visitas técnicas à assessoria de marketing do Sport Club Internacional, à redação integrada de GZH (Rádio Gaúcha, Zero Hora, Diário Gaúcho, rádios Atlântida e 92 FM), Assembleia Legislativa do Estado, Correio do Povo e Rádio Guaíba e o grupo O Bairrista. No primeiro local, os alunos visitaram o Estádio Beira-Rio, onde foram recebidos pela coordenadora de mídia Valéria Pereira, que apresentou toda a estrutura de produtos e canais de comunicação estabelecidos com torcedores e profissionais de imprensa, além de conhecer o Estádio por dentro. Os alunos conheceram as salas de imprensa, zona mista, vestiários e outros destaques.

Na segunda etapa do roteiro, alunos visitaram a redação integrada de GZH e as rádios, na esquina da Ipiranga com Érico Veríssimo

Alunos foram conduzidos pelo editor de jornalismo de GZH, Nilson Vargas, que falou do sistema atual de trabalho e apresentou todos os locais

Jornalista Filipe Duarte, que atua no esporte da Rádio Gaúcha e é egresso da Urcamp, conversou com os futuros colegas

À seguir, o grupo foi até o grupo GZH, que fica na esquina da Avenida Ipiranga com Érico Veríssimo. Guiados pelo chefe geral de redação de jornais e rádios de GZH, Nílson Vargas, os acadêmicos de jornalismo tiveram uma aula de técnica de produção de conteúdo, visitaram redação integrada e estúdios das rádios do grupo RBS, onde puderam confraternizar e levantar dúvidas sobre métodos de produção em linhas editoriais. Conheceram, diversos comunicadores importantes que renovam a cultura de rádio no Rio Grande do Sul e, ainda, tiveram encontro do o repórter e jornalista egresso do curso da
Urcamp de Bagé, Filipe Duarte, que detalhou sua carreira e seu amor pelo radiojornalismo esportivo.  

Comitiva visitou a Assembleia, onde conheceu as dependências do Salão Júlio de Castilhos e o Plenário 20 de Setembro (fotos acima e abaixo)


Visitantes ainda conheceram a TV Assembleia, que retransmite as sessões e produz vários programas

O roteiro seguiu à tarde, na Assembleia Legislativa do Estado, onde os alunos, conduzidos pelo programa de guia institucional da Assembleia Legislativa, os acadêmicos foram apresentados ao processo legislativo, à infraestrutura de plenário e tribuna, com devido histórico e referências à primeira constituição estadual liderada pelo presidente do estádio, Júlio de Castilhos, com os ideais do Partido Republicano Rio-grandense. Em seguida visitaram a estrutura de assessoria de imprensa da Casa do Povo com destaque ao tour pela TV AL (TV Assembleia Legislativa) com seu aparato de estúdios e de ilhas de corte e de edição.

Sede do Correio do Povo e Rádio Guaíba também foi visitada na sexta-feira; aqui, na redação da Rádio Guaíba


Alunos visitaram os estúdios, entre eles o Estúdio Cristal, que pode ser visto das ruas dos Andradas e Caldas Júnior, onde conferiram o programa "Esfera Pública" com Taline Oppitz

Redação do jornal Correio do Povo também foi visitada na ocasião

No Correio do Povo e Rádio Guaíba, que fica no tradicional edifício da Caldas Júnior com Andradas, Centro Histórico, o grupo foi conduzido pela editora da rádio, Sinara Félix, a conhecer o edifício que abriga o grupo com mais de 100 anos de história na comunicação gaúcha. A comitiva conheceu as redações do Correio do Povo, redação da Rádio Guaíba e os estúdios da rádio, padrão e o Cristal, que pode ser visto da rua. No Estúdio Cristal, o acadêmico Alexandre Bastos foi convidado a conceder entrevista para a jornalista Taline Oppitz. 

Tarde foi encerrada no Bairrista, na Zona Norte da capital

Os temas foram as mudanças nas estruturas das redações, a convergência e a tecnologia integradas às novas rotinas do jornalismo. Também teve palestras com a equipe de reportagem quando o jornalista Rafael Pfeiffer falou de relação com as fontes e o dever do repórter. O encontro ainda teve a apresentação das estratégias de distribuição do jornal impressos e as novas ferramentas de assinatura e acompanhamento por aplicativo. O dia foi encerrado com a visita nos estúdios do grupo O Bairrista, na Zona Norte de Porto Alegre, onde se encontraram inclusive com o comunicador do Grupo RBS, Luciano Potter. 

SEGUNDO DIA
No segundo dia, os alunos foram até os estúdios da RBS TV, situados no Morro Santa Tereza, próximo da Zona Sul da Capital. Na ocasião, a comitiva foi recebida pela supervisora da emissora, Rosangela Angrizani, que apresentou todas as dependências como a redação e estúdios, onde são gravados e apresentados programas como o Jornal do Almoço, Globo Esporte, Galpão Crioulo e demais noticiosos, além dos setores de som, ilhas de edição, monitoramento de sinal da TV nos municípios em que ela está presente, entre outros. Os visitantes acompanharam a gravação da previsão do tempo realizada pelo jornalista Marco Matos e também tiraram fotos com alguns jornalistas. 

Sábado começou com visita à sede da RBS TV, no Morro Santa Tereza, Zona Sul de Porto Alegre


Visitantes conheceram a redação e os estúdios da RBS TV, onde são produzidos vários programas 

À tarde, a delegação realizou visitas culturais. A primeira delas foi na Fundação Iberê Camargo, no Bairro Cristal, Zona Sul de Porto Alegre, onde visitou as exposições dos artistas Maria Lídia Magliani e Xadalu Tupã Jekupé, esta com o tema "Antes que se apague: territórios flutuantes", que coloca em foco a urgência do debate sobre a presença da cultura indígena na sociedade brasileira. Na exposição sobre a artista pelotense (1946-2012), sua marca era de causar reflexões e incomodar quem as vê, principalmente sobre direitos humanos. 

A visita seguiu no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, que fica em frente ao Correio do Povo/Rádio Guaíba, criado em 1974 no prédio que abrigou o jornal A Federação, fundado em 1884. Conduzidos pela guia institucional do Museu, os alunos puderam conferir a exposição "Paralelos - A comunicação em quatro linhas", que mostra a história da comunicação no Estado e País ao longo dos anos, com destaques para equipamentos da antiga TV Piratini, televisões, rádios e fatos marcantes como o "Caso do Homem Errado", que virou filme para Netflix e Sergio Toniolo, o policial civil que virou pichador e protestava contra os maus políticos.

O roteiro foi encerrado na Casa de Cultura Mário Quintana, que fica na Rua dos Andradas e concentrou no antigo Hotel Majestic várias entidades culturais e serviços como cinemas, museus, ainda guardando o acervo e onde o poeta vivia, assim como uma sala destinada à Elis Regina. Foi tentado conferir o mirante da Casa, onde pode se ver o pôr-do-sol de Porto Alegre e o rio Guaíba, mas o grande movimento do dia não permitiu.

Tarde teve visitas culturais, como o Museu da Comunicação José Hipólito da Costa...

...a Fundação Iberê Camargo, que abrigava no dia exposições dos artistas Xadalu e Magliani...

...e foi encerrada na Casa de Cultura Mário Quintana, sede de várias entidades e atividades culturais de Porto Alegre. Na imagem, alunos conhecem reprodução do quarto do poeta que viveu no prédio que abrigou o antigo Hotel Majestic

A viagem foi encerrada no domingo, com agenda livre e visitação em locais como a Orla do Guaíba. "Neste ano, produzimos uma baita agenda exclusiva de visitas técnicas aos veículos de comunicação de Porto Alegre e pontos de interesse cultural, artístico e social da capital do estado. Como sempre, o evento registrado como projeto de evento e extensão da Urcamp voltou a contar com o esforço de produção e gerenciamento dos acadêmicos, com auxílio de agendamentos dos professores, em uma grande construção colaborativa pela qual só nos resta agradecer ao nosso corpo docente e discente, porque juntos somos porrada. Com um plano de visitas diversificado e plural, conduzimos a escolha pelas temáticas que combinassem com os conteúdos e tendências ministradas, abrangendo todos os conteúdos ensinados no curso", finalizou o professor e coordenador do curso, Glauber Pereira.

Confira algumas fotos das visitas:


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 26/07/2022 15h44
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.